
-
Arquitetos: Adamo Faiden
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os grupos de convivência que habitam as metrópoles se diversificaram, incluindo integrantes não humanos com novos direitos e responsabilidades. Os animais de estimação impulsionaram a criação de novas comunidades que impactam não apenas na formalização do espaço público, mas também nos edifícios dedicados a lhes oferecer serviços.

Tal é o caso da Clínica Veterinária Guayaquil, construída a partir do reaproveitamento de uma casa urbana do início do século XX. A demolição de sua galeria central - onde originalmente se encontrava o sistema circulatório - deu lugar à criação de um novo corredor semicoberto que conecta a rua a um jardim aberto à comunidade.



Um piso de cimento com pedra exposta, pensado para os animais de estimação, atravessa este espaço onde a vegetação e o clima exterior são elementos determinantes. As galerias laterais organizadas em dois níveis se abrem para o corredor central.

No andar inferior, organizam-se a loja e os consultórios veterinários, enquanto no andar superior há o laboratório, a sala de raio X e o centro cirúrgico. Tanto na frente quanto nos fundos, as paredes existentes são revestidas com chapa corrugada. Essa ação viabiliza a materialização de paredes ventiladas enquanto unifica a história material do edifício, direcionando nosso olhar para a inovação tipológica demandada pelas novas comunidades.
