
-
Arquitetos: Noro Estudio
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Judith Casas

Paisagem e tradição. A paisagem de Castilla y León é desenhada por extensos campos pontilhados por pequenos grupos de árvores e alguns edifícios isolados. Suas vilas são pequenas cidades onde a memória do que foram permanece viva em cada canto. As casas tradicionais, erguidas em terra e madeira, testemunham um tempo que se esvai. Muitas foram deixadas para trás por aqueles que partiram, fugindo do árduo trabalho no campo em busca de uma vida mais promissora. Nesse êxodo, os terrenos e as moradias acabaram relegados ao passado, como marcas de um modo de vida que já não parecia próspero.


A Casa Neutra é uma reivindicação da construção tradicional da região, utilizando a terra como pele, estrutura e vínculo com o local onde nasceu. Neutra é como é, resultado de uma leitura profunda de suas raízes e seu território. A casa se apresenta como um volume fechado por fora, mas aberto e transparente por dentro: uma casa que se mistura com o entorno. Seu aspecto sólido é interrompido por 6 pátios, que são responsáveis por diluir os espaços de convivência com a paisagem do Vale de Esgueva.



A casa é organizada através da sequência desses pátios, que nos introduzem progressivamente ao campo enquanto deixamos a urbanização para trás, desmaterializando a construção gradualmente até que esteja completamente aberta para a paisagem. Os espaços internos evocam e emolduram constantemente o vale, e são observados através das vistas diagonais que mantêm a relação de contato entre seus habitantes e os convidam a coexistir intimamente com a terra. O campo, mutante ao longo das diferentes estações do ano, camufla ou revela a casa de acordo com a cor que apresenta.


Neutra é concebida a partir da observação, aproximação e pausa; um lugar para contemplar sem ser contemplado. Uma arquitetura que escuta a paisagem, o ambiente e a cultura do lugar para fazer uma leitura contemporânea de seu território.

Materialidade. Além dos blocos de terra (BTC) utilizados tanto na pele quanto na estrutura da casa, os blocos sobressalentes foram reutilizados na pavimentação, meios-fios e aterros no jardim. As seções revestidas da fachada foram feitas com argamassa de terra. Além disso, as cubas do banheiro foram feitas com pedra de Campaspero, uma pedreira local situada a 40 km da casa.
