
-
Arquitetos: Adriano Pupilli Architects
- Área: 1137 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Simon Whitbread

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade de Lake Macquarie, a 20 minutos ao sul de Newcastle, na Austrália, o Windale é uma nova instalação que oferece a infraestrutura comunitária tão necessária em uma região carente. Resultado de um concurso de projeto e seis anos de desenvolvimento, nosso projeto se inspira na riqueza cultural de Windale e na biodiversidade da área circundante, enquanto confere nova vida ao centro comercial e proporciona aos moradores um lugar inspirador para se reunir.

Parte edifício cívico, parte sala de estar comunitária, o volume é dividido em quatro áreas principais conectadas por uma "rua" interna; um Salão Comunitário, uma Biblioteca Pública, Escritórios Comunitários, Salas de Reunião e um Espaço Maker para Jovens. Isso exigiu uma grande área em um terreno inclinado. Utilizamos uma passarela inclinada para conectar os níveis, assim como para a coleção da biblioteca. Pé-direito alto e pátios internos trazem luz natural e ventilação.



Externamente, o volume ondula ao longo da rua, alcançando seu ponto mais alto em direção à faixa comercial adjacente. O ritmo da fachada, das formas do telhado e das marquises responde ao contexto residencial e comercial circundante e sinaliza os pontos de entrada e as diferentes funções internas.


Uma tela dobrada feita de metal perfurado serve para sombrear a fachada e animar a paisagem urbana, as cores vívidas das flores silvestres locais, reveladas à medida que você se move ao redor da edificação, criam uma sensação de surpresa e alegria para os transeuntes diários. Os telhados em duas águas são uma homenagem ao salão comunitário do pós-guerra que anteriormente ocupava o local.


Projetado para atender a uma ampla gama de usuários, o programa interno inclui espaços de co-working, um estúdio de gravação, um espaço maker e um quiosque. Ao ar livre, uma área gramada em degraus fornece espaço para apresentações improvisadas, e o plantio nativo cria sombras e lugares informais para as pessoas se reunirem.


A intenção geral por trás do projeto é mais do que um resultado construído. Trata-se de criar um espaço acolhedor que celebra a diversidade cultural e a riqueza de Windale, onde a comunidade pode se reunir, brincar, aprender e se orgulhar.

