
-
Arquitetos: Sertão Arquitetos
- Área: 68 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Leila Viegas
-
Fabricantes: Duratex, Ladrilar, Pedras, Suvinil

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Noz está localizado em um edifício antigo da Vila Mariana, em São Paulo, e por ser o apartamento da cobertura, possui características arquitetônicas únicas e especiais como as treliças que sustentam o telhado inclinado cerâmico. Apesar de estar em bom estado, a moradora aluga o apartamento para terceiros e procurou o Sertão com o desejo de renová-lo, pensando em aluguéis mais curtos e dinâmicos.

O projeto surge com a proposta de criar um espaço que respeitasse o que era existente e os investimentos já feitos pela proprietária, mas que proporcionasse pluralidades de ocupação: tanto para aluguéis de quem procura um apartamento para passar alguns dias na cidade, quanto um lugar para produzir fotos, mídias e propagandas. Para isso, priorizamos o espaço social do apartamento, deslocando a cozinha para a antiga área de serviço sem uso e abrindo espaço para uma sala ampla, de base neutra e com pé direito generoso.

Um grande banco de concreto aparente convida e organiza os diferentes usos possíveis deste espaço, conformando um aparador para chegada de quem entra no apartamento, um apoio para a TV e até um banco para uma mesa de jantar. O Layout foi sugerido, mas tendo em mente que este é um ambiente flexível, capaz de acolher as mais diversas propostas.


O uso destas cores aparece em pinturas setorizadas e em outros materiais. Para a cozinha, a proposta foi criar um "bloco de cor" inteiriço. Pensando no vermelho, a marcenaria que possui opções mais limitadas, ficou em MDF Rosa Glamour da Duratex. A partir dessa decisão escolhemos os demais acabamentos em tons próximos, como o piso em ladrilho hidráulico, a pedra da bancada em Granito Vermelho Brasília e a tinta da parede na cor Tapeçaria da Suvinil. O "bloco de cor" também aparece no escritório e no hall dos quartos, onde propusemos um bar, desta vez na cor Quartzo Azul da Suvinil, que também coloriu a marcenaria existente e as portas para trazer essa unidade.

O quarto e o banheiro estavam em bom estado e contavam com marcenarias e revestimentos existentes. Por isso, optamos por apenas trazer novos pontos de cores com materiais simples. Pintamos o teto e uma faixa da parede do banheiro em azul. Já para o quarto, a pintura redonda na cor Felicidade (amarelo) faz as vezes de uma cabeceira e o teto e uma faixa de parede generosa foram pintados em azul.

Toda a iluminação do apartamento foi pensada a partir de cenários para os diferentes usos e segue o conceito de formas utilizadas no projeto. O círculo presente na cabeceira pintada, nos tapetes e móveis e a transparência das placas de acrílicos foram inspiração para utilizarmos as lanternas de papel redondas. Na sala, propusemos a combinação destas luminárias em três tamanhos diferentes e a instalação entre as treliças existentes, alinhadas pela base com estas. No quarto, optamos pela mesma luminária, mas apenas uma grande centralizada no ambiente.
