
-
Arquitetos: Isla Architects
- Área: 261 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
-
Fabricantes: AutoDesk, BANDALUX, Cocinart, FARO Barcelona, FSB Franz Schneider Brakel, Hager, Huguet, ICONICO, Ladrillerias Mallorquinas, Robert McNeel & Associates

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia de reformar uma residência entre empenas - enclausurada entre uma pequena rua e um beco - mudou radicalmente quando surgiu a oportunidade de comprar o terreno vizinho, um longo lote de 25 metros de comprimento por apenas 2,5 de largura. Isso permitiu abrir grandes aberturas para o novo pátio, e o projeto se transformou em imaginar todas as possíveis maneiras de trazer luz para as residências: portas de correr na face externa da parede, pivotantes verticais e horizontais, varandas em arco, claraboias circulares, guilhotinas.


Dentro da casa principal, os espaços são abertos e reorganizados para se adequar à nova configuração: uma antiga garagem se transforma em sala com vista para a rua, a cozinha é realocada conectada ao pátio, no primeiro andar abre-se uma grande sala de jogos com luz zenital, o banheiro se alinha à fachada posterior com saída para o terraço intermediário, e os quartos são sobrepostos e conectados por novas escadas.


No terreno alongado organiza-se uma minúscula casa para hóspedes aproveitando toda sua largura. O muro voltado para o pátio é retirado para encaixar uma cozinha que funciona como quiosque com uma janela elevável. No primeiro andar, um espaço em dupla altura é liberado como dormitório e, ao sul, um banheiro é organizado de maneira linear entre a escada e o corredor. No lado oposto do terreno, uma garagem-estúdio finaliza a extremidade norte do pátio.


A materialidade do projeto se reduz a três elementos: argamassa de cal, branca e lisa por dentro, e terrosa e rugosa nas fachadas, as esquadrias unificadas em verde, e um piso palladiano, desenvolvido localmente especialmente para o projeto com peças levemente desbotadas, que reveste e conecta ambas as residências.
