
-
Arquitetos: Balsa Crosetto Piazzi, David Coffio
- Área: 270 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcos Guiponi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se manifesta na rua como uma longa e austera fachada de tijolo, evocando a sensação de ingressar em um pátio. Este gesto arquitetônico gera a impressão de estar imerso em um espaço maior, como se a residência estivesse contida dentro de um pátio mais amplo, seguindo uma lógica semelhante à de uma boneca matrioska.



Ao atravessar este primeiro muro, a residência se revela. O espaço central, localizado logo atrás de um portão de correr de metal, se transforma em uma galeria aberta, uma área flexível que abriga a churrasqueira. Este portão, que funciona como acesso principal, é ocultado completamente ao deslizar-se para dentro da parede, integrando-se de maneira fluida com o volume da casa.

Os três pátios oferecem uma sequência de perspectivas e momentos espaciais que desdobram o projeto gradualmente. Nesse jogo de revelações, as paredes se transformam: às vezes são grades, outras vezes móveis ou janelas. Nesta proposta, elas adquirem densidade, profundidade e espessura.

Esta abordagem não apenas refresca os interiores, protegendo-os do sol, mas também aproveita a espessura das paredes para abrigar distintas funções, integrando-as à própria arquitetura.
