
-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Ano: 2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O CIECC expande o espaço de exposição existente em Pequim para mais de 611.000 m2, oferecendo nove novas salas de exposição, três salas de recepção, um centro de conferências para 9.000 pessoas e um hotel com 410 quartos. A fabricação e construção modular do CIECC minimizou o tempo de obra, o investimento e os custos operacionais.



Pequim, um centro influente de comércio, cultura e governo, tem registrado um crescimento expressivo em suas indústrias de serviços e tecnologia digital. Essa expansão contínua do setor corporativo elevou a demanda por convenções, conferências internacionais e exposições, atraindo pessoas de toda a China e do mundo.

Atendendo a esse crescimento, o novo Centro Internacional de Exposições e Convenções da Capital (CIECC) projetado por Zaha Hadid Architects é o maior e mais avançado espaço de exposições e convenções de Pequim.




Localizado na Linha 15 da rede de metrô de Pequim, dentro do distrito de Shunyi, adjacente ao Aeroporto Internacional da Capital, o eixo norte-sul central do CIECC serve como o conector principal entre as nove salas de exposição; proporcionando clareza no deslocamento, máxima flexibilidade e eficiência, além de criar um pátio central e um local de encontro dentro de espaços para eventos ao ar livre abrigados e jardins.

Como "fitas" que entrelaçam todas as novas instalações, as pontes acima deste pátio central também conectam as salas de exposição, o centro de conferências e o hotel, para fornecer circulação interna entre os espaços de eventos. O centro de conferências e o hotel estão localizados ao norte do local, definindo uma nova praça pública para exposições e eventos. O movimento de pessoas e veículos ao longo do CIECC é dividido em três rotas distintas para auxiliar a circulação, fornecer adaptabilidade e evitar interrupções em diferentes eventos concomitantes.

A cobertura composta por geometrias simétricas cria uma estrutura isolada, leve e de grandes vãos, proporcionando espaços sem pilares que podem ser rapidamente adaptados a mudanças nas exposições e na natureza de uso. A linguagem arquitetônica fluida do centro e a fachada plissada, de cor cobre, incorporando grandes janelas recuadas, foram projetadas para equilibrar a imensa escala industrial e a materialidade do CIECC.

Alcançando a mais alta certificação do Programa de Edificações Verdes da China, o centro utiliza sistemas de gerenciamento de edifícios inteligentes com ventilação híbrida, garantindo ventilação natural ideal complementada por equipamentos de climatização de alta eficiência para melhorar a qualidade do ar interno e minimizar o consumo de energia. A coleta de água da chuva em toda a vasta área do CIECC, a reciclagem de águas cinzas e o sistema fotovoltaico para a geração de energia no local reduzirão a demanda de água e energia do fornecimento municipal.
