
-
Arquitetos: Associates Architecture
- Área: 350 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nicolò Galeazzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Stones Venue é um abrigo público construído em Brescia, Itália, em um antigo local de mineração, agora transformado em uma área verde para a cidade: Parco delle Cave. O projeto surge do desejo do Consorzio Produttori Marmo Botticino Classico, em acordo com o Município de Brescia, de construir um projeto público em uma área simbólica da atividade de mineração—homenageando as principais variedades de pedra que definem a identidade territorial e geológica das cidades de Bergamo e Brescia.



O processo que levou à realização do projeto durou quase cinco anos e envolveu onze empresas, cada uma das quais doou um bloco de pedra descartado de sua própria produção, totalizando nove tipos diferentes de pedra: três de Bergamo (Arabescato Orobico, Ceppo di Gré e Nuvolato) e seis de Brescia (Breccia Aurora, Breccia Damascata, Breccia Oniciata, Fiorito Chiaro, Marmo Classico di Botticino e Porfido).



A estrutura consiste em nove pilares monolíticos feitos de diferentes pedras, junto com um pilar adicional em Marmo di Botticino Classico com um enxerto de Ceppo di Gré—uma escultura do artista Francesco Paterlini, simbolizando a união das duas cidades dentro de um território compartilhado. Os pilares, ancorados ao solo com placas de aço, sustentam um telhado de aço que serve como uma memória material e arquitetônica das estruturas industriais que uma vez definiram este antigo local de mineração.



Stones Venue foi concebido como um espaço público de reunião onde as pessoas podem encontrar sombra e abrigo, mas também como um lugar de memória—homenageando o território e todos aqueles que, ao longo dos séculos, trabalharam para moldá-lo e defini-lo.
