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Arquitetos: GN Architects
- Área: 75 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Wenjun Liang, Fangfang Tian

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão foi projetado para recriar a sensação de chegada à ilha, reforçando o contexto da vila e estabelecendo uma identidade única. Inicialmente, o conceito explorava o movimento das marés, permitindo que os visitantes, ao se sentarem na estrutura, sentissem a oscilação sutil do pavilhão junto com as ondas ao longo das horas. No entanto, para proporcionar um impacto mais imediato ao público-alvo—majoritariamente turistas—o design foi adaptado para utilizar a força do vento. Além disso, a forma foi otimizada para tornar os movimentos mais perceptíveis.


Após uma série de estudos de local, o espaço escolhido foi um antigo píer de carga da década de 1960, situado entre o novo terminal de passageiros e a vila. Cercado por rochas irregulares e tendo o céu e o mar como pano de fundo, o local oferece um cenário ideal para a instalação.


O projeto consiste em lâminas alongadas suspensas por uma estrutura, que balançam suavemente com a brisa e acompanham o movimento das ondas. Além de seu caráter poético e dinâmico, a instalação ressignifica o antigo píer por meio de reformas e novas grades, transformando-o em um ponto de encontro e descanso para os idosos da ilha. Grande parte do tempo, eles permanecem sentados em silêncio, observando as balsas atracarem e o breve movimento dos visitantes ao desembarcar.



A estrutura foi pré-fabricada em uma fábrica e transportada até Zhoushan ao longo de dois dias em três caminhões de grande porte. De lá, seguiu para a Ilha Chaishan em um navio cargueiro de 300 toneladas, com o auxílio de um guindaste. Todo o equipamento necessário para a montagem também foi levado por mar.


A estrutura é composta por 36 lâminas de sete metros de comprimento, agrupadas em conjuntos de três. A posição inicial de cada lâmina foi calculada com precisão por meio de simulações computacionais, com pesos equilibrados para um movimento ideal. Uma única lâmina está conectada ao suporte principal através de um rolamento, e a cauda da lâmina é equipada com um bloco de contrapeso para ajustar o equilíbrio das etapas principais e secundárias. Para evitar colisões, ligações e limitadores foram adicionados entre as lâminas. Após testar várias opções, incluindo molas flexíveis e amortecedores hidráulicos, a borracha foi escolhida por sua simplicidade, resistência a UV e resistência à corrosão.

Dado o ambiente costeiro, a instalação utiliza aço resistente à corrosão e revestimentos anti-ferrugem. Inicialmente, o plano era usar membranas têxteis nas lâminas, mas, visando maior durabilidade e resistência ao vento, optou-se por cordas de pesca de alta resistência. As lâminas balançam suavemente com ventos moderados (força 3) e se movem de maneira mais evidente com ventos de força 5. Em caso de tufão, podem ser fixadas à estrutura para evitar danos.
