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Arquitetos: RAD+ar (Research Artistic Design + architecture)
- Área: 650 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:Ernest Theofilus

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Light and Truth at the End of the Tunnel" (Luz e Verdade no Fim do Túnel) tem como objetivo explorar como a arquitetura religiosa está evoluindo ao incorporar influências modernistas no design espacial, enquanto preserva sua essência espiritual. Essas intervenções substituem ou complementam a ornamentação intrincada e os materiais naturais tradicionalmente associados aos espaços sagrados, ao mostrar a beleza bruta de seu local intocado.



Esta capela, encomendada como um espaço de retiro privado e local para oração em uma propriedade rural próxima à cidade de Bogor, Indonésia, busca estabelecer uma relação profunda, porém sutil, entre a arquitetura e a extensa natureza ao redor. Ela apresenta um túnel invertido e ambíguo, ao lado de um refúgio que imerge os visitantes no silêncio, admiração e devoção atemporal, permitindo-lhes escapar do ritmo agitado da vida urbana—refletindo a própria espiritualidade.


O projeto redefine os espaços sagrados sob uma perspectiva modernista, utilizando a repetição da simplicidade presente em estruturas de exoesqueleto inclinadas. Essas formas estruturais frequentemente conectam novos volumes, criando terraços e espaços interligados por uma circulação em rampa sobreposta, que conduz às densas e irregulares matas existentes. A arquitetura possui um caráter único que cria um espaço que transcende o reino físico, conectando-se a uma jornada espiritual e criando um túnel físico e espiritual que penetra na vasta natureza aberta. Essa abordagem permite que essas estruturas (luz, escala, harmonia e contraste) alcancem um apelo universal, enquanto ainda refletem suas fundações culturais e espirituais.




O volume apresenta um programa composto por três espaços principais: uma Capela semi-pública, um Jardim Espiritual semi-público de Nossa Senhora Maria e uma Casa Principal de Retiro & Casa de Hóspedes. Os espaços semelhantes a túneis são esculpidos a partir de um único bloco e se cruzam com muitos ambientes invertidos preenchidos pelas enormes árvores existentes, envoltas em névoa. A capela inclui áreas com diferentes níveis de intimidade, criadas através de geometrias fluídas e iluminação marcante. Ao cobrir menos de 10% da área do lote, o projeto se integra perfeitamente ao terreno natural, escondendo-se e esperando ser descoberto.



A estrutura ondulante, separada das paredes e janelas de vidro, cria uma visão aberta de 360 graus que é transparente e acessível desde todos os lados. Esse desenho favorece uma experiência interna-externa—um gesto que é tanto profano quanto sagrado. O espaço sagrado menor do térreo está conectado de forma contínua a corpos d'água em ambas as extremidades, apresentando terraços naturais em forma livre que se fundem com uma cachoeira artificial. A escala do espaço e sua luz natural o tornam tanto paisagem quanto arquitetura, aludindo a encontros passados ao ar livre. O espaço sagrado da capela serve como o corpo flutuante de Jesus, atuando como o espaço espiritual culminante iluminado pela luz no fim do túnel.
