
-
Arquitetos: SAL
- Área: 200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Hafele, TUILDONAI

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Dien Khanh, um distrito que faz fronteira com a cidade de Nha Trang, Vietnã, a DB Horizon é uma casa com jardim construída para substituir a antiga residência deteriorada, a qual estava associada a muitas memórias bonitas. Apesar das dificuldades em termos de orçamento e recursos de construção locais, conseguimos criar uma casa que não apenas preserva valores espirituais tradicionais, mas também se adapta ao estilo de vida contemporâneo.

Dien Khanh está a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade de Nha Trang. Em contraste com a pressa e o estilo de vida dinâmico da cidade costeira de Nha Trang, Dien Khanh é um lugar com um ritmo de vida mais lento, com a beleza natural de montanhas e rios. Além da beleza natural extremamente rica, este lugar também está associado a muitas obras arquitetônicas e histórias de longa data. A casa está localizada em uma comunidade de baixa densidade, e os volumes ao redor são todas casas rurais com pomares perenes. Com uma distância razoável do mar e do Rio Suoi Dau ao sul, a temperatura fresca e os ventos predominantes são uma grande vantagem para o local.


O projeto deveria garantir a separação total entre os espaços comuns e privados. Além disso, a partir da sala de estar, os hóspedes não deveriam ter visão do espaço de convivência da família. A cozinha, a sala de jantar e a sala familiar deveriam ser integradas de forma fluida e arejada, criando um ambiente acolhedor e ideal para encontros e celebrações familiares. Outro aspecto essencial do projeto é a valorização da paisagem. A tradição da família está profundamente ligada ao ato de observar as transformações do campo a partir de um ponto elevado. Esse elemento, que transcende gerações, deve ser incorporado de maneira significativa no desenho da casa. Contemplar a paisagem não é apenas um hábito, mas um momento de conexão, onde as pessoas se reúnem e compartilham histórias e memórias – alegres ou melancólicas –, carregadas de emoções.




Com base nas condições mencionadas acima, propomos um programa que inclui áreas funcionais com entradas separadas para visitantes. O térreo possui quartos e uma garagem. O primeiro andar é projetado como um espaço de estar tradicional, incluindo uma sala, espaço de culto, cozinha, sala de jantar, sala comum e um terraço. O telhado de metal espesso com uma inclinação moderada se estende para proteger da chuva e evitar a luz solar direta na casa, enquanto cria um espaço de transição conectando os dois andares.






Em vez de entrar diretamente na casa, os hóspedes subirão uma escada externa que leva à sala de estar e a um terraço ao ar livre no primeiro andar. A sala de estar é separada do espaço de estar comum da família por um agrupamento de blocos funcionais, incluindo um espaço de culto, cozinha, banheiro e um pequeno depósito. O primeiro andar é completamente cercado por janelas que podem ser abertas quando necessário, criando uma vista de 360 graus. No primeiro andar, a paisagem ao redor pode ser vista de qualquer espaço funcional. O primeiro andar aberto, o terraço e o espaço de transição no térreo são três elementos conectados entre si por uma escada externa, formando um espaço contínuo com um pé-direito que diminui gradualmente de baixo para cima, criando uma experiência espacial interessante ao se mover.



Uma escada interna para membros da família conecta os quartos no térreo ao primeiro andar. Os quartos estão totalmente equipados, proporcionando a sensação de um refúgio seguro com uma vista completamente diferente do jardim ao redor em cada quarto. Todos os espaços da casa são ventilados naturalmente por um sistema de persianas de madeira com uma abertura na parte superior. Além disso, se estender ao longo do eixo leste-oeste também aumenta a capacidade de ventilação.

Nossa proposta de projeto inovadora cria um ambiente que harmoniza o estilo de vida tradicional com uma estética contemporânea. A casa é concebida como um espaço de convivência atual integrando elementos naturais essenciais, como luz solar, vento, água e vegetação. Além disso, proporciona vistas panorâmicas ininterruptas da paisagem e do horizonte — um cenário em constante transformação, que em breve dará lugar a novas áreas urbanas.
