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Arquitetos: caarpa
- Área: 180 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Anna Positano

Descrição enviada pela equipe de projeto. História - A história da igreja de Nostra Signora della Costa em Levanto, Itália, é incerta; uma epígrafe do século XIX relata uma consagração em 1334, mas provavelmente a edificação é mais antiga. Durante os dois séculos seguintes, a igreja foi propriedade da Comunidade do Borgo di Levanto até 8 de janeiro de 1528, quando foi vendida à nobre família genovesa dos Da Passano.



As obras de ampliação do presbitério datam do século XVIII, assim como os afrescos e as decorações em estuque. Em 1872, a inspeção episcopal afirma: "Piso de ardósia com quadrados de mármore e todas as paredes possuem afrescos: na metade da altura da parede estão pintados a Assunção de Maria e o Nascimento. Nas paredes do presbitério, a Anunciação e a visita a Santa Isabel, e tudo isso é excelente". Após a Segunda Guerra Mundial, a edificação foi vendida à Cúria e depois a uma congregação religiosa, e com isso começou seu declínio. A antiga igreja ficou comprometida. O piso original foi rebaixado em cerca de 50 cm e o salão foi dividido horizontalmente com uma laje plana. Os altares, as balustradas e materiais valiosos foram vendidos, e a igreja foi privada de seus tesouros. Por anos, a situação permaneceu assim; em determinado período, foi até utilizada como escola. Nos anos 2000, a laje foi demolida e um novo telhado plano em madeira laminada foi construído.



Ideia - Em 2018, ela foi adquirida pela empresa PF Economy para criar um centro de formação cultural para convenções, conferências, seminários e eventos. A ideia do cliente é aumentar a área utilizável com um espaço mais privativo. O projeto arquitetônico foi realizado por caarpa, um estúdio de arquitetura e paisagismo baseado em Gênova. O projeto estrutural foi feito pela empresa de engenharia EXA. A ideia do projeto consiste na criação de uma "cantoria" contemporânea em aço (uma espécie de coro, típico das igrejas italianas).




Projeto - A "cantoria" é uma pequena arquitetura posicionada dentro do salão. Seu design conciso e linear remodela o espaço da entrada da igreja. A única concessão decorativa é representada por dois "capiteis" curvos que interrompem a estrutura linear e evocam a elegância da arquitetura clássica. É um elemento mediador, sugere novas espacialidades e procura criar conexões com a edificação antiga. A nova estrutura de aço aparente é uma máquina espacial que adiciona novos vislumbres e vistas, modificando a percepção do espaço. A escada que leva ao mezanino envolve a estrutura, oferecendo uma visão de perto dos estuques do século XVIII.

Em frente à fachada contrária, dentro de duas pequenas salas, há espaço para as instalações técnicas. A restauração dos afrescos do presbitério atua como um contraponto às paredes do salão. Nesta parte, quisemos deixar exposta a história dos eventos do século XX, apenas consolidando os tons pastéis, as marcas e os revestimentos ausentes como uma expressão informal da história recente. Embora menos "nobre" do que os eventos antigos, agora adquire um valor estético, assim como um valor de memória. Os altares laterais, despidos de seus revestimentos, foram cobertos com uma camada de cal que nos permite vislumbrar sua forma original, já suavizada ao longo dos anos. O estuque, limpo da pátina dos séculos, trouxe à luz vestígios das cores originais. O piso foi feito com ladrilhos de ardósia dispostos em fileira. No mezanino, um espaço aberto se debruça sobre o salão abaixo. Da grande janela em forma de trevo, pode-se olhar para a vila de Levanto até o mar.
