
-
Arquitetos: tini
- Área: 70 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Luis Costa Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa intervenção teve como objetivo a reabilitação de uma antiga ruína, transformando-a em uma acomodação de turismo rural, preservando ao máximo a estrutura existente.

A solução escolhida envolveu a manutenção da forma original da ruína e a inserção de uma acomodação moderna no interior de seus muros, estendendo-se com eficácia por toda a estrutura existente. A conexão entre a ruína preservada e a nova estrutura é fundamental para o projeto. O projeto mantém as características de uma casa de xisto e, ao mesmo tempo, cria um espaço interno com conforto e comodidades contemporâneas.

A ruína foi consolidada com intervenção mínima para manter seu caráter autêntico. No interior, um novo volume, construído em aço corten com um acabamento deliberadamente envelhecido, foi introduzido para se harmonizar visualmente com as pedras existentes.

As grandes janelas proporcionam uma conexão visual clara entre a ruína histórica e o interior contemporâneo. A materialidade do novo volume de aço serve para destacá-lo como uma camada distinta da história, reconhecendo as várias ocupações e transformações do local ao longo do tempo.

O volume dominante do corpo principal da ruína, agora desprovido de seu uso original, foi reaproveitado como um espaço ao ar livre, ampliando efetivamente a área de convivência interna quando as condições climáticas permitem.
