
-
Arquitetos: Luppa Arquitectos
- Área: 220 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa do castanheiro é um projecto de reabilitação que visou transformar e ampliar uma pequena casa minhota.


Existia no local uma casa principal, de dois pisos, sem ligação entre eles e um volume anexo destinado ao armazenamento de materiais agrícolas que se encostava no muro da propriedade. O projecto passou pela reabilitação destes dois volumes criando um corredor de ligação entre eles, e que é a charneira da habitação permitindo o uso dos dois volumes de forma autónoma. Criou-se também uma escada que para além de ligar os dois pisos da casa principal, também orienta o espaço do piso superior que, apesar de ser uma nave totalmente aberta, tem a sala de estar, de jantar e cozinha nos seus próprios espaços de forma hierarquizada.




Do piso superior pode aceder-se também a uma varanda que liga este a um socalco do terreno à mesma cota, criando assim um grande pórtico de entrada no jardim para quem percorre o piso térreo ao entrar na casa.




Não restaram grandes dúvidas que formalmente a gramática dos elementos arquitectónicos exteriores tivesse que ser entre o granito, o reboco branco e o vermelho sangue de boi, num imaginário que nos indica com certeza que estamos perante uma casa minhota. Já no interior estas referências foram sendo desconstruídas, e foram introduzidas outras cores, o verde e o amarelo como pequenos apontamentos de cor que pretendem alegrar os espaços com composições abstratas.




A casa do castanheiro é uma casa para ser vivida em grande parte no exterior, e uma vez entrando pelos jardins adentro, viram-se as costas à rua e o ambiente campestre é total. Existem por isso diversos pontos de ligação entre exterior e interior, recantos, espaços de lazer e espaços de contemplação que pretendem fazer deste projecto um retiro para quem o habite, tanto ocasionalmente como em permanência.
