
-
Arquitetos: Ignacio Ferreira, LOTE STUDIO
- Área: 155 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Antonia Mardones Nally
-
Fabricantes: European Windows, Ingelam, MK, Milesi, Topwood

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada na costa de Punta Hueso, região de Coquimbo, Chile. Local onde predominam a costa, os rochedos e a vegetação de média/baixa altura característica do norte. O projeto foi desenvolvido a partir de uma grade de nove quadrantes compostos por oito quadrantes perimetrais de madeira e um central circular de concreto que se eleva para servir como acesso da casa através do que chamamos de elemento escultórico, como uma escada helicoidal. A casa se eleva para preservar a flora local e, ao mesmo tempo, potencializar as vistas de 360 graus totalmente desobstruídas do seu entorno.



A estrutura principal da casa é composta por vigas laminadas de madeira, que estão apoiadas sobre o quadrante central de concreto armado. Sobre as vigas principais são dispostas vigas secundárias de menor seção e sobre estas, alças para formar a estrutura elevada do piso principal.


Uma vez que finalizamos o percurso através deste elemento escultórico, chegamos ao acesso principal pelo qual entramos em um pequeno hall de distribuição que, em uma das direções, está totalmente ligado ao espaço público da casa composto pela sala de estar, jantar e cozinha; distribuído em três dos 8 quadrantes de madeira. Na outra direção, se projeta a área privada da casa composta por um quarto e banheiro em suíte, distribuídos em dois quadrantes.

A simplicidade da experiência espacial foi, desde o início, um requisito chave. Assim, fazia sentido permitir a evolução desse conceito para o exterior, através de uma varanda que nos permite, devido à orientação do bloco, uma vista privilegiada do oceano Pacífico. Como complemento, a varanda disposta nos três quadrantes restantes permite desfrutar do pôr do sol gradual em direção ao oceano.
