
-
Arquitetos: OrangeInk Design
- Área: 432 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Scott Norsworthy
-
Fabricantes: Bigfoot Door, Blackwood Siding, Bulthaup, Stuv

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada como a "casa para sempre" de um casal local, a residência equilibra conforto e intimidade para a família com flexibilidade para receber convidados. A transformação visava converter um espaço baixo, fechado e escuro em uma casa moderna, acolhedora e repleta de luz natural, respeitando seu contexto.



Restrições impostas pelas normas de conservação locais levaram a uma reavaliação da reforma. Não eram permitidas ampliações no solo em três lados da residência, nem projeções horizontais além do perímetro da construção no desfiladeiro, com exceção de pequenas extensões no telhado. Assim, a ideia inicial de varandas, terraços e pátios foi repensada, e esses espaços foram integrados dentro da estrutura existente. O planejamento cuidadoso criou áreas externas em diferentes níveis. Uma sala de piscina escura e fechada foi transformada em um pátio sereno de quatro estações, suspenso sobre a floresta. A extensão da linha do telhado principal dentro do perímetro da construção permitiu a criação de um terraço na cobertura, com vistas que remetem a uma casa na árvore.



Um dos elementos centrais do projeto surgiu do desejo dos moradores por um "espaço frontal" para encontros informais próximos à área principal da casa. A solução foi criar um pátio frontal delimitado pela residência e pelo desfiladeiro, com a copa das árvores formando um teto natural. A borda construída desse pátio consiste em uma passarela elevada de madeira coberta por um longo telhado em fita. A diferença de altura entre a passarela e o terreno natural cria uma divisão visual sutil para esse espaço. Além disso, vigas de aço galvanizado sobre estacas helicoidais evitam danos às raízes das árvores, fazendo com que a passarela pareça flutuar acima do solo e servindo como um caminho cênico até a entrada da casa.




A planta original do térreo atendeu bem às necessidades dos novos moradores, exigindo apenas ajustes pontuais. A escada existente foi reposicionada, saindo da área da cozinha e alinhando-se à entrada principal, proporcionando uma vista direta para o desfiladeiro. A nova escada abriga uma parede verde de 13 m², que se estende do patamar até o teto. Na base da escada, um lago de água doce alimenta a parede verde com um sistema discreto de irrigação por gotejamento. Além de criar uma conexão com a paisagem externa, essa parede verde melhora a qualidade do ar interno, beneficiando todos os ocupantes.
