Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura

Guardar

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 24Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação, Vidro, Dormitório, Cama, CadeiraApartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Mesa, IluminaçãoApartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Iluminação, CamaApartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  193
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Júlia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Antunes Armários, Antônio Dias, Carlos Rocha, José Rogério Araújo, Tozetti, WS marmoraria
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Grilo, Julia Coutinho, Joyce Rocha
  • Equipe De Projeto: Bruna Fragomeni, Camila Arnaud
  • Equipe De Obra: Rafferson Antunes (coordenador), Davi Silva, Luana Lauser
  • Ano Projeto: 2023
  • Editorial: Luiza Ceruti, Julia Coutinho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 24
© Júlia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento relicário surge para abrigar o novo lar de um casal que retorna ao Brasil depois de décadas morando no exterior. O principal desafio foi ampliar o espaço social da casa e refletir não só o espírito agregador dos moradores, como também a forte personalidade do casal. Para o êxito do projeto, toda a sua coleção de arte popular brasileira e latino-americana foi considerada ao longo do processo, ganhando destaque na construção estética dos espaços. 

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Madeira, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Júlia Tótoli
Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Prateleira, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Júlia Tótoli

Localizado em uma das primeiras superquadras de Brasília, o edifício da década de 60 se destaca pela modulação básica de 3,5m, compondo variados apartamentos de 2,3 e 4 quartos em um único bloco.  A planta original desta unidade de 4 quartos se destacava pela ampla sala de módulo duplo (com 7 metros) que foi ainda acrescida durante a reforma com um módulo de sala de jantar e um módulo de quarto, totalizando 14 metros lineares.  

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Cadeira, Mesa, Sofá, Iluminação
© Júlia Tótoli
Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Imagem 24 de 24
Planta - Depois
Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Mesa, Iluminação
© Júlia Tótoli

Essa grande sala, ritmada pela marcação da estrutura original, abriga dois espaços de estar, uma sala de jantar e uma sala de tv em sequência, configurando um grande ambiente de convivência para amigos e familiares. A cozinha do apartamento pode ser integrada ao espaço por portas de correr em serralheria e vidros aramados, ampliando ainda mais essa função. 

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação, Vidro, Dormitório, Cama, Cadeira
© Júlia Tótoli

A estrutura original do edifício foi revelada durante a demolição, dessa forma, o concreto passa a compor a materialidade do apartamento. Essa estrutura foi ainda complementada com tijolos maciços, criando anteparos ao longo das salas para apoio do mobiliário e peças de arte dos moradores. Também para este fim, foi desenhada uma estante, que segue o mesmo ritmo e modulação da fachada do edifício, e se torna pano de fundo para obras coloridas da América central e do sul. 

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Iluminação, Cama
© Júlia Tótoli

Acompanhando essa coletânea, os banheiros do apartamento seguem uma paleta de cores vibrantes como laranja, verde e vermelho, e piso em pastilhas cerâmicas. A composição de cores, a textura das paredes e delicadeza dos objetos dão complexidade à composição, que passa a transmitir uma essência única e genuína dos moradores. 

Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Júlia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília/DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Relicário / CoDA Arquitetura" 23 Mar 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Mar 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1028250/apartamento-relicario-coda-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.