
-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 193 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Antunes Armários, Antônio Dias, Carlos Rocha, José Rogério Araújo, Tozetti, WS marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento relicário surge para abrigar o novo lar de um casal que retorna ao Brasil depois de décadas morando no exterior. O principal desafio foi ampliar o espaço social da casa e refletir não só o espírito agregador dos moradores, como também a forte personalidade do casal. Para o êxito do projeto, toda a sua coleção de arte popular brasileira e latino-americana foi considerada ao longo do processo, ganhando destaque na construção estética dos espaços.


Localizado em uma das primeiras superquadras de Brasília, o edifício da década de 60 se destaca pela modulação básica de 3,5m, compondo variados apartamentos de 2,3 e 4 quartos em um único bloco. A planta original desta unidade de 4 quartos se destacava pela ampla sala de módulo duplo (com 7 metros) que foi ainda acrescida durante a reforma com um módulo de sala de jantar e um módulo de quarto, totalizando 14 metros lineares.



Essa grande sala, ritmada pela marcação da estrutura original, abriga dois espaços de estar, uma sala de jantar e uma sala de tv em sequência, configurando um grande ambiente de convivência para amigos e familiares. A cozinha do apartamento pode ser integrada ao espaço por portas de correr em serralheria e vidros aramados, ampliando ainda mais essa função.

A estrutura original do edifício foi revelada durante a demolição, dessa forma, o concreto passa a compor a materialidade do apartamento. Essa estrutura foi ainda complementada com tijolos maciços, criando anteparos ao longo das salas para apoio do mobiliário e peças de arte dos moradores. Também para este fim, foi desenhada uma estante, que segue o mesmo ritmo e modulação da fachada do edifício, e se torna pano de fundo para obras coloridas da América central e do sul.

Acompanhando essa coletânea, os banheiros do apartamento seguem uma paleta de cores vibrantes como laranja, verde e vermelho, e piso em pastilhas cerâmicas. A composição de cores, a textura das paredes e delicadeza dos objetos dão complexidade à composição, que passa a transmitir uma essência única e genuína dos moradores.
