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Arquitetos: Camilo Rebelo
- Área: 1036 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Nuno Pinto
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Fabricantes: A.G.S. Design Mário Ferreira , A.M. Montagens Elétricas Lda. Carlos Moreira, Ebinox Lda. Ricardo Fernandes (casa 1), Mármores e Granitos A. Sousa, PapiroMatriz Lda. Gilberto Fernandes (casa 2), Politérmica Lda. Vítor Matias, S.P.S.S. José Simões e Pedro Simões, SECIL Ângela Nunes, W.P.S. Paulo Fernandes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Promise foi uma encomenda de um cliente cheio de inquietações - O.J. - cuja visão e objetivo era gerar uma estrutura capaz de provocar experiências que questionassem as nossas almas. O processo da Promise foi um ponto de interrogação permanente que durou dez anos em que a nossa consciência coletiva e individual foi elevada para alcançar o desconhecido. Promise levanta várias questões inspiradas em temas contemporâneos: Arte/Arquitetura, Arcaico/Moderno e Natural/Artificial.




A Arte e a Arquitetura foram, desde o início, um campo de trabalho comum. A arte tem a capacidade de dividir superfícies, revelar dimensões e levantar questões sobre o desconhecido. A arquitetura foi sempre um sonho de proteção e celebração, tanto individual como comunitária, mas também pode ser um abrigo silencioso num mundo ruidoso. Promise é um edifício que sai de uma escultura e uma escultura que nasce no coração de um edifício. Cada forma vem de outras formas, cada escultura dá outro significado ao espaço e transforma-o numa outra experiência. Arquitetura e Arte são para as pessoas. Não há outra razão para fazer arte ou arquitetura senão oferecer às pessoas a experiência mais profunda e subtil do espaço, da memória e da visão. Fragmento, Lugar e tempo, são dimensões que compõem o conceito do projeto na paisagem natural da Serra de Grândola. Os fragmentos constituem-se como programas e estruturas independentes, cujo domínio é complementar e disperso, permitindo ao utilizador experienciar diferenciadamente o tempo e o espaço na paisagem natural. O Lugar, visto do litoral, é o primeiro acidente geológico da serra de Grândola, e nesse sentido é uma topografia ondulante que permite em certos momentos vistas panorâmicas da área envolvente.

Os Fragmentos fixam a paisagem e dão-lhe um novo significado. A garagem subterrânea afasta as máquinas dos nossos sentidos, e a partir daí, a pé, caminhamos em direção à casa principal, que é parcialmente subterrânea e que, sem uma entrada explícita, permite uma aproximação livre ao espaço interior. A casa secundária fecha o percurso e pontua a estrada que percorre o limite da propriedade. O betão, tal como a taipa, é o material escolhido, que faz com que estes fragmentos pertençam a este lugar. O betão tem a cor do solo, uma superfície porosa de respiração lenta que se vai desagregando ao longo do tempo, permitindo que a natureza, no seu próprio ritmo, assuma o controlo sobre o material. Os conceitos estruturais e térmicos são elaborados como um só e baseiam-se num desvão entre um sistema de dupla camada de betão. O desvão, naturalmente ventilado, envolve todos os espaços interiores, separando-os das condições climatéricas exteriores e promovendo um equilíbrio contínuo da temperatura interior e do nível de humidade ao longo das estações do ano.
