

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenho autoral e simplicidade formal é a espinha dorsal do trabalho desenvolvido pelo Estudiobola, um estúdio brasileiro de design com mais de 20 anos de história. Fomos convidados para desenhar a sua primeira loja na capital, localizada no Casapark, em Brasília. A principal solicitação do cliente foi , além de traduzir as qualidades da marca no espaço físico da loja, aproximar de alguma forma o Design da "ideia" de Arquitetura. Essa foi a oportunidade para fazer uma homenagem a arquitetura da capital utilizando-se de símbolos presentes no dia a dia da cidade e no imaginário de seus habitantes, como os pilares inclinados dos edifícios do Plano Piloto, a icônica fachada do Teatro Nacional e o forro metálico desenhado por Athos Bulcão para o Plenário do Senado Federal.


Para eliminar interferências da estrutura e de um elevador existentes a fachada da loja adquire profundidade e volumetria, isso veio de encontro com o desejo expresso pelo cliente de associar uma "Arquitetura" ao Design de mobiliário produzido pela marca. A condição de uma fachada bastante longa, com 24 metros em sua maior extensão, além de sua projeção na quina ,4metros a frente do seu "vizinho", foram determinantes na percepção da loja como um volume arquitetônico, ao invés de uma simples fachada de mall. Essa massa foi esculpida em diversas angulações adequando-se as diferentes funções ao longo da fachada: vitrine, janelas e entrada principal. O desenho gerou uma fachada com rica geometria traduzida em linhas simples que resolvem a questão de privacidade e entrada de luz, sem deixar de ser curiosa e convidativa.


Os Pilotis são um importante símbolo da Arquitetura Moderna, normalmente mais associados a edifícios de carácter público ou institucional mas que, em Brasilia, definem a paisagem urbana das áreas residenciais, nas superquadras do Plano Piloto. O vão livre é o traço mais marcante do modo brasileiro de fazer arquitetura moderna, e a sensação de abrir a porta do elevador e adentrar a cidade é um privilégio de todos os moradores das superquadras norte e sul de Brasília. Trazer esse elemento para o espaço da loja não é apenas uma homenagem a cidade, mas também uma forma de se criar uma relação instantânea de intimidade com os moradores do plano.

O forro composto por pequenas placas de alumínio fixadas em malha metálica utilizado sob a laje do mezanino foi desenhado por Athos Bulcão em 1974 para o Plenário do Senado Federal, em Brasília. Esse forro também foi utilizado em outras obras icônicas de Oscar Niemeyer como na Sede do Partido Comunista Francês. Solução adotada majoritariamente em edifícios de caráter institucional e em ambientes de amplo pé direito, foi implantado no espaço a uma altura de 2,35m, criando outro tipo de impacto e trazendo esse elemento para uma escala residencial.


A composição de volumes geométricos aplicados em forma de painel sobre o guarda corpo do mezanino foi inspirada na fachada do Teatro Nacional de Brasília, estrutura de volumetria piramidal, com fachadas laterais revestidas por painéis formados de blocos de concreto, desenhados por Athos Bulcão em 1966. Obra de integração de arte à arquitetura de maior dimensão no Brasil, medindo 125m na base maior por 27m de altura. No espaço da loja o painel serve como suporte e expositor de produtos e foi revestido com o mesmo carpete verde utilizado no piso do mezanino.
