
-
Arquitetos: AQMA, La Architectures
- Área: 5990 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jean Baptiste Thiriet
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Lignalpes, Serge Ferrari

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no bairro "L'Île de la Marne", em Noisy-le-Grand, nos arredores de Paris, em um terreno longo e de inclinação acentuada. As edificações foram estrategicamente posicionadas ao longo do perímetro da propriedade, formando um anel que enfatiza o centro alongado do quarteirão, proporcionando uma verdadeira jornada pelo espaço. O volume se distingue por sua forma delgada, que se estende do térreo ao quarto pavimento, e pela segmentação dos edifícios, conferindo uma escala mais intimista ao conjunto. Com uma área total de 6.000 m2 — sendo 2.600 m2 de acesso e 3.400 m2 dedicados a espaços sociais —, o projeto equilibra fluidez e funcionalidade em seu desenho arquitetônico.

As circulações são posicionadas em fendas exteriores, que permitem o sequenciamento e a animação da fachada de forma linear. A presença dessas falhas acentua a porosidade entre a quadra e o espaço público. A multiplicação dos pontos de acesso em plataformas de diferentes alturas e a conexão de todos os edifícios ajudam a reduzir a densidade percebida. Este princípio também permite uma maior apropriação das diferentes unidades habitacionais pelos moradores.




Cada apartamento se beneficia de um espaço externo: jardim, terraço ou varanda, a maioria dos quais conta com uma vista da paisagem de Marne. O programa é composto por um meio-subsolo, que abriga vagas de estacionamento. O edifício apresenta uma diversidade de tipologias variando de 1 a 5 quartos, com muitas habitações térreas com jardins, mas também duplex nos andares superiores.



As aberturas e salas técnicas no térreo são construídas em concreto, enquanto o restante da superestrutura é em madeira (MOB). Diferentes materiais de fachada são utilizados: revestimento de madeira com ripas largas, revestimento de madeira compacta e profunda, revestimento de metal branco e pintura. As coberturas apresentam-se na forma de telhados de uma água, telhados de duas águas ou terraços verdes. O projeto apresenta heterogeneidade no uso de materiais, na forma dos telhados, no painel e na divisão dos edifícios, enquanto possui uma forte coerência urbana e arquitetônica focada na estrutura.
