
-
Arquitetos: Jägnefält Milton
- Área: 309 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mikael Olsson
-
Fabricantes: Baseco, FLOS, Mosa Tiles

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto é criar uma residência funcional e atraente e um escritório para o negócio da família, preservando, fortalecendo e renovando as qualidades e o caráter da edificação existente. O volume foi construído no estilo Art Nouveau alemão de acordo com os desenhos do arquiteto Erik Hahr em duas etapas, por volta de 1907-08 e 1910-1911. Alguns anos depois, a parede e o portão voltados para a Börjegatan foram adicionados, o que mudou o caráter da edificação para um pátio mais fechado. O volume foi utilizado mais recentemente como escritório, mas recebeu várias funções ao longo dos anos e, entre outras coisas, abrigou a lavanderia, o banheiro, o depósito de lixo e o lavabo do Vasahuset.



O volume existente foi reformulado várias vezes ao longo dos anos, à medida que a função e as necessidades mudaram. Janelas e portas foram alteradas, novas divisões de cômodos foram criadas e o piso foi elevado. Quando a edificação foi adquirida por volta da virada do ano de 2018/2019, estava em péssimas condições, com o telhado vazando, danos extensos no reboco exterior e um interior desgastado da última parte do século XX. Com algumas intervenções claras e precisas, cria-se um todo, que em certa medida foi perdido ao longo dos anos. A entrada existente para o escritório é complementada com um novo acesso para o hall e a cozinha da casa, desde o jardim. As novas aberturas se encaixam perfeitamente no ritmo das janelas existentes, que foram preservadas e renovadas. As fachadas são rebocadas conforme o existente.

O telhado deteriorado foi substituído por uma nova chapa dobrada, semelhante à original, preservando a altura dos beirais e calhas. A forma do telhado existente é preservada com a adição de um novo sótão voltado para o sudoeste. Voltando-se para a Börjegatan, o telhado mantém sua aparência existente, e abaixo dele é situada a sala de estar da casa com pé-direito total e as estruturas do telhado existente visíveis. Na parte de trás da propriedade vizinha, uma generosa claraboia é posicionada, que fornece luz natural para as escadas e a cozinha; uma qualidade inesperada nos cômodos. Uma nova chaminé para o exaustor da cozinha e a lareira se conecta à seção do telhado em um novo ângulo. O nível do piso original é restaurado, o que significa que os cômodos recuperam mais de seu caráter, proporções e altura originais. Novas passagens internas estabelecem conexões harmoniosas entre os cômodos, proporcionando linhas de visão que evocam a atmosfera original da época em que a edificação foi construída.

Para criar um jardim privado separado dos refletores e ruídos do estacionamento, uma nova parede é posicionada na divisa do imóvel, como as paredes de contenção ao redor. Dentro da parede de contenção, cria-se um oásis verde com plantas trepadeiras, que proporciona vistas agradáveis, apesar da proximidade com o estacionamento. O armazenamento de bicicletas e de outros itens é embutido dentro da parede para permitir que o volume seja independente, o que também proporciona entradas bonitas e funcionais. O projeto possibilita que o volume seja colocado de volta ao uso através de uma reforma clara e respeitosa, onde o caráter original é destacado e trazido à vida com intervenções bem escolhidas que possibilitam uma boa funcionalidade para habitação e escritórios, mas também uma bela edificação por muito tempo.
