
-
Arquitetos: Escobedo Soliz Studio
- Área: 100 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Ariadna Polo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área semi-rural nos arredores de Toluca, México. Os clientes, um casal de recém-casados, estavam em busca de uma casa acessível que pudesse ser construída em etapas, adaptando-se ao crescimento de sua família. A primeira etapa da casa consiste em um pavilhão de pé-direito alto, com formato de prisma retangular, construído com concreto e blocos de cimento.


Esse volume se alinha à frente da rua e se abre para o amplo jardim dos fundos. Dentro desse espaço, há outro prisma retangular feito de tijolo industrial nervurado, que abriga as áreas de apoio (banheiro, caixa d'água e espaço do fogo).



O restante do ambiente é uma planta aberta que acomoda as áreas públicas da casa: escritório, sala de estar, sala de jantar e cozinha. Acima da cozinha, um mezanino de madeira contém o quarto. A laje do telhado é construída utilizando um sistema de vigas pré-tensionadas e caixotes cerâmicos industriais, enquanto o térreo apresenta revestimentos cerâmicos industriais.



Com esta casa, exploramos as possibilidades táteis e cromáticas do tijolo industrial em diferentes superfícies e elementos interiores, contrastando-os com um envoltório de concreto neutro. A luz quente refletindo sobre a cerâmica tinge as paredes internas de bloco com tons sépia que mudam ao longo do dia, criando uma atmosfera aconchegante.


A casa se apresenta de forma discreta do lado de fora, mal revelando o que acontece dentro. O envoltório de blocos cinza e concreto se mistura com as casas vizinhas e muros, construídos com os mesmos materiais.