
-
Arquitetos: Helen & Hard
- Área: 12887 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sindre Ellingsen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso objetivo foi desenvolver uma nova tipologia que leve em consideração as qualidades únicas do local e as torne perceptíveis para os residentes e comunidades vizinhas. O projeto consiste em seis edifícios residenciais construídos em madeira, situados em um terreno que inclina-se acentuadamente para o nordeste. Os edifícios estão dispostos em duas fileiras, com a fileira posterior sobrepondo-se à fileira dianteira. Em cada fileira, os andares residenciais se estendem sobre a frente da garagem. Os apartamentos abrangem dois níveis, trazendo as fachadas residenciais para o nível do solo enquanto ocultam as longas garagens atrás.

Cada edifício residencial é organizado em forma de "U", com quatro apartamentos por andar que cercam um corredor compacto. Varandas estão posicionadas nos lados sudeste e oeste de cada edifício para garantir que as varandas recebam tanto luz solar quanto tenham vista. O sistema de construção em madeira consiste em paredes internas estruturais com elementos de madeira maciça, pisos de madeira sólida, telhados e uma fachada de madeira autoportante. As fachadas possuem uma expressão distintiva e orgânica, porém a envoltória climática subjacente é composta por superfícies retas. A expressão é alcançada ao introduzir cantos suaves e curvos nas varandas, com transições para as outras fachadas. As "paredes climáticas" foram pré-fabricadas como elementos com janelas, revestimento e acessórios já instalados.

O terreno está localizado ao longo de uma avenida, adjacente a pequenas áreas florestais, o que serviu de inspiração para o nome do projeto: "Husene i Skogen" (As Casas na Floresta). Além de tornar "Husene i Skogen" um projeto de madeira, foi feito um esforço para evocar o caráter rural do local nas áreas externas e nas instalações comuns. Entre as duas fileiras de residências, há uma área externa generosa e ensolarada com uma casa comunitária, uma estufa e áreas de cultivo. A casa comunitária aproveita a diferença de elevação na área externa e consiste em um telhado com uma fachada de vidro. Ela foi projetada para manter um caráter rural, evitando asfalto, meios-fios e elementos urbanos típicos.
