
-
Arquitetos: EIXO Z arquitetos
- Área: 65 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Ocanhas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na zona oeste de São Paulo, o Apartamento Cartola foi projetado para ser um refúgio urbano acolhedor, destinado a um casal residente no interior do estado, mas que trabalha parte da semana na capital. O imóvel de 65 m² passou por uma ampla reforma, que incluiu a demolição de alvenarias, novas instalações hidráulicas e elétricas, novos revestimentos, iluminação, marcenaria e mobiliário. O projeto teve como premissa adaptar a configuração do apartamento a um estilo de vida mais flexível e contemporâneo, integrando sala e cozinha, aumentando o número de banheiros e incorporando uma bancada para trabalho remoto. Apesar de compacto, a planta modular e racional do imóvel permitiu acomodar essas intervenções de maneira eficiente, garantindo ambientes com proporções e dimensões confortáveis e adequadas aos novos usos previstos.


A busca por potencializar a entrada de iluminação e ventilação naturais nos ambientes foi outro desafio importante do projeto, considerando que o apartamento está localizado no térreo de um edifício de quatro pavimentos. Nesse sentido, destaca-se o fechamento com cobogós de concreto pintados de branco, que envolvem parte da cozinha e a lavanderia, garantindo privacidade sem isolar os espaços, além de permitir uma boa circulação de ar e a entrada de luz nos ambientes mais centrais do imóvel, afastados das janelas. O projeto priorizou o uso de materiais naturais, como o concreto aparente dos pilares, vigas e lajes descascadas, e da bancada da cozinha, especialmente projetada para este espaço. Também foram utilizadas pastilhas cerâmicas de formatos e cores variadas na cozinha e nos banheiros, remetendo a uma linguagem vintage, apreciada pelos moradores.

As dimensões reduzidas dos ambientes exigiram uma marcenaria planejada, que ocupasse de forma inteligente e funcional os espaços disponíveis para armazenamento de objetos e utensílios do dia a dia, mas que também incorporasse elementos lúdicos. A estante da área social, por exemplo, além de servir como expositor, atua como elemento arquitetônico ao configurar os espaços da sala de estar, jantar e cozinha, de maneira permeável. O sistema de fixação das prateleiras, suspensas por cabos de aço ancorados na laje de concreto, proporciona uma sensação de leveza e fluidez visual, de forma simples porém eficiente em termos estruturais. Além da arquitetura, a seleção pessoal de móveis, objetos, fotografias e quadros escolhidos pelos moradores foi fundamental para criar a sensação de acolhimento e conforto desejados. A mistura de peças variadas, algumas novas e outras herdadas, livros e souvenirs adquiridos em diversas viagens, distribuídos pelas estantes, traduzem através de formas, cores e texturas as memórias e histórias do casal.
