Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Chamada de Trabalhos para a XVI Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade

Guardar

SOBRE A JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DA CIDADE

A Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade tem se firmado como espaço de apresentação de pesquisas acadêmicas realizadas por estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo (e áreas afins) oriundas tanto da Escola da Cidade como de outras universidades, faculdades e escolas. Neste momento, abrimos chamada para pesquisadoras e pesquisadores com interesse em enviar, até o dia 31/03, propostas de comunicações para o evento, que ocorrerá de 12 a 14 de maio de 2025, em formato híbrido.

A partir das pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente da Escola da Cidade, nas duas frentes de trabalho praticadas ‒ pesquisa experimental e iniciação científica ‒, e considerando questões prementes no presente contexto da produção do espaço urbano, em particular derivadas das mudanças geopolíticas e climáticas e seus reflexos, foram elencados seis eixos temáticos para articular os temas e favorecer a submissão das pesquisas de alunos de graduação de toda a América Latina:

Cidades e paisagens em transformação
Este eixo temático visa discutir as transformações urbanas contemporâneas e seus reflexos na cidade e na paisagem, abordando suas dinâmicas, crises, conflitos, pressupostos e possibilidades emergentes. Incentiva a submissão de trabalhos que explorem diferentes aspectos dessa temática, seja por meio da análise de projetos de reestruturação urbana e produção habitacional e seus desdobramentos socioespaciais; de iniciativas de enfrentamento da crise das mudanças do clima, incluindo estratégias de adaptações urbanas e de infraestrutura, além de questões relacionadas às migrações e refugiados urbanos e climáticos; análise de políticas públicas urbanas e habitacionais em curso, seus agentes e interesses envolvidos. Busca-se assim contribuições que apresentem estudos de caso, pesquisas empíricas, análises críticas e reflexões teóricas sobre as transformações urbanas e seus reflexos sociais e ambientais.

Território, corpo e diversidade
Esse eixo temático reúne pesquisas que se dedicam à análise do território em campo ampliado, atravessando o campo da política, da antropologia, da sociologia, e outras disciplinas que abordam o uso e ocupação desigual do espaço. Compreende trabalhos que investigam ativismos e movimentos sociais; processos históricos de alterização; resistências às diligências de repressão, exclusão ou apagamento; o corpo - território, suas narrativas, oralidades e as formas de inscrição da dimensão do cuidado no espaço, entre humanos e não -humanos; bem como territorialidades contra hegemônicas. As questões relacionais do território e dos corpos que nele habitam em sua diversidade são assim o foco deste eixo temático.

Historiografia, fontes e registros
Pesquisas históricas sobre o pensamento e a produção do ambiente, construído e não construído, serão tematizadas neste eixo. A fim de fomentar pesquisas que contribuam com as discussões historiográficas contemporâneas, optou-se pela não definição de um recorte temporal e geográfico, de maneira a acolher trabalhos que problematizam os arquivos, acervos, fontes e toda a diversidade de registros documentais em diferentes escalas e épocas. O eixo pretende abarcar pesquisas sobre as condições materiais concretas da produção do conhecimento histórico e as questões metodológicas de manejo documental e escrita histórica. Leituras e releituras da cidade, da arquitetura e do urbanismo também se incluem neste eixo. Procurando estimular a diversificação de objetos, temas e abordagens teóricas e metodológicas, buscamos trabalhos que contribuam para o alargamento das fronteiras do pensamento histórico sobre a produção do espaço.

Linguagens e representações
Este eixo pretende reunir pesquisas acadêmicas sobre diferentes linguagens, seja a verbal, a visual, a corporal ou outra, testando os limites da expressão e da representação na arte e na arquitetura. Trata-se também de refletir sobre os meios, mídias e suportes que carregam as linguagens e que, simultaneamente ou em outro momento, pensam a si mesmos. Busca-se também abarcar investigações que analisam as condições de produção e circulação da linguagem, ou seja, seus agentes, instituições e materialidades. Assim, podem-se somar discussões acerca dos processos de figuração e construção da memória através da linguagem, e possivelmente seus efeitos na cultura e no fazer arquitetônico.

Tecnologia, desenho e construção
Este eixo temático busca promover o conhecimento e o debate sobre trabalhos acadêmicos que analisam ou propõem tecnologias e soluções construtivas alinhadas ao trabalho coletivo e à adaptação e resiliência do ambiente construído, incluindo os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Esses aspectos abrangem todo o processo construtivo, desde a concepção e o partido projetual até o desenvolvimento do desenho, a pertinência e a adequação das técnicas aplicadas, os sistemas prediais e o conforto humano. Além disso, esta área contempla a avaliação, a análise e a proposição de estratégias pré e pós -construtivas – tanto em contextos contemporâneos quanto históricos -, bem como o estudo do uso, da ocupação e do ciclo de vida das edificações.

Projeto, ensino e pesquisa
Essa área de investigação discute as estratégias projetuais, metodológicas e discursivas, com enfoque no tensionamento das concepções construídas e imaginadas sobre o espaço urbano e a arquitetura, em suas escalas múltiplas do Sul Global. Se enquadram nesta área pesquisas que buscam investigar a concepção projetual e suas ideologias; experiências e práticas didáticas; problematização dos conteúdos curriculares e revisão de formatos e dinâmicas de formação. Abarca também investigações que exploram suportes de representações e linguagens para a criação de ideias e estudos, possibilitando traduções entre linguagens e diálogos entre disciplinas.

CALENDÁRIO

31/03 – Prazo final para envio de trabalhos
17/04 – Divulgação dos trabalhos selecionados (por e-mail)
28/04 – Divulgação da programação completa
12 a 14/05 – XVI Jornada de Iniciação Científica

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS

A inscrição no evento é gratuita e a submissão dos trabalhos deve ser feita por meio do preenchimento completo do formulário (título da pesquisa, autoria, orientação, instituição sede, fomento, resumo e palavras-chave), com resumo expandido (de 1500 palavras especificando recorte, objetivos e metodologia da pesquisa), anexado em arquivo pdf e indicando a área de investigação para submissão. No ato da inscrição a candidata ou o candidato deve indicar se fará sua participação de modo presencial ou remoto.

Os trabalhos serão selecionados e organizados a partir da aproximação às áreas de investigação e do potencial de articulação de debates com as questões levantadas.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As mesas de discussão acontecem entre os dias 12 e 13 de maio, em modalidade híbrida, das 14h às 17h30, e no dia 14 de março, acontecerá a mesa de encerramento às 18h e confraternização junto do lançamento da revista Cadernos de Pesquisa #18. Os resumos enviados na submissão constarão nos anais do evento, a ser publicado na revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade #18.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Ms. Amanda Silber Bleich

Prof. Dra. Carol Heldt

Prof. Ms. Danielle Dias

Prof. Ms. Deborah Sandes de Almeida

Prof. Ms. Fabricio Forganes

Prof. Dr. José Maria de Macedo

Prof. Dra. Marianna Al Assal

Prof. Dra. Marta Lagreca

Prof. Dra. Monica Dolce

Prof. Ms. Victor Salgado

Bruna Bonfim

Matheus de Jesus

Dries Van Steen

Tiê Sanches

ORGANIZAÇÃO
Conselho Científico da Escola da Cidade

INFORMAÇÕES
pesquisa@escoladacidade.edu.br

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Chamada de Trabalhos para a XVI Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade " 27 Mar 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 13 Jul 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1028493/chamada-de-trabalhos-para-a-xvi-jornada-de-iniciacao-cientifica-da-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.