
Galeria Contempo estreia na SP-Arte
A Galeria Contempo participa pela primeira vez da SP-Arte, uma das maiores feiras de arte e design da América Latina, que está em sua 21ª edição. Ocupando o estande D24, a galeria reúne artistas já representados por ela e também novos nomes, com a proposta de explorar a complexidade da cena artística e a multiplicidade de poéticas que caracterizam a produção atual. O diálogo entre gerações e abordagens diversas configura o cerne do projeto, com destaque para os trabalhos de Pavel Herrera e Aldir Mendes de Souza, que estabelecem a tensão conceitual que orienta o estande.
Pavel Herrera (Havana, 1979), artista cubano radicado em São Paulo, investiga a insularidade e os processos migratórios por meio da pintura, valendo-se dela ele conjectura formas de se entrever relações geográficas por meio de imagens manufaturadas, que não raro parecem ser extraídas de um drone ou satélite espacial. Articula e constrói imagens em torno da migração, das comunicações, dos desejos, das relações ideológicas e políticas entre um sistema e o povo no contexto global. Já Aldir Mendes de Souza (1941-2007) explorou os contrastes na ocupação humana do espaço, abordando elementos como o campo, a cidade, a plantação e a fábrica. O problema básico de seu trabalho artístico é como a pintura pode acolher as disputas que conformam o espaço habitado, em especial a resultante da metropolização. Um encontro então se anuncia: um jovem artista entrangeiro e o já falecido pintor paulistano revelam dois modos distintos de conjecturar o espaço habitado. São dois modos distintos de confrontá-lo que denotam a pluralidade de posições frente a um mesmo problema.
Além dessa conexão entre Pavel e Aldir, a exposição da Galeria Contempo na SP-Arte 2025 destaca artistas cujas investigações expandem os limites da pintura, escultura, instalação e outras linguagens. Greta Coutinho transita entre a pintura e a cerâmica, criando composições que exploram a intimidade e a representação feminina. João di Souza, por sua vez, traduz a paisagem em imagens vibrantes e sensuais, permeadas por uma atmosfera onírica e festiva. Luiz Dolino, com sua longeva trajetória, articula referências geométricas e cromáticas em um jogo visual dinâmico.
A exposição também traz a pesquisa de Marina Ryfer, que trabalha com a luz como elemento escultórico, criando obras que dialogam com a arquitetura e a percepção espacial. Natan Dias, artista multidisciplinar, investiga a confluência entre materiais e memória, desenvolvendo esculturas e intervenções que operam na interseção entre tradição e tecnologia. Rubens Vaz Ianelli, por sua vez, apresenta um percurso atravessado pela pintura, que repercute sua convivência familiar com o campo artístico.
Completando o conjunto de artistas apresentados, Sérgio Guerini traz sua experimentação que envolve a fotografia, a aquarela e a pintura de cavalete, criando composições que evocam o tempo e a materialidade. Thiago Nevs, por sua vez, explora a visualidade do cotidiano e a cultura popular, revisitando os filetes de carroceria de caminhão, a marchetaria e toda uma sorte de elementos extraídos da cultura popular. Além disso, a galeria apresenta trabalhos de três jovens artistas, que passam a compor seu time. São eles o pintor gaúcho Uéslei Fagundes (Novo Hamburgo, 1987), Júlio Primeiro (CE, 1983) e Renato Dib (São Paulo, 1973).
Sobre a Galeria Contempo
“Filhote” da ProArte Galeria, a Contempo foi idealizada pelas irmãs Monica, Marcia e Marina Felmanas e está no mercado desde 2013, com Marcia e Monica à frente da curadoria dos artistas. Foi criada com o propósito de reunir o melhor da produção artística contemporânea brasileira, representando artistas emergentes, jovens e promissores talentos. Hoje, agrega a seu portfólio obras produzidas por experientes representantes das artes plásticas com carreiras consolidadas, como os pintores Ana Duraes, Rubens Ianelli e Aldir Mendes. Ao reunir distintas linguagens e estéticas, a galeria transita por diferentes universos, como o da pintura, do desenho, da gravura, do tridimensional, da fotografia e da arte de rua.
Serviço
SP–Arte
De 2 a 6 abril 2025
Galeria Contempo – estande D24
Local: Pavilhão da Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 - Parque Ibirapuera - São Paulo
Visitação: 2 de abril para convidados; 3 e 4 de abril, das 12h às 20h; 5 de abril, das 11h às 20h; 6 de abril, das 11h às 19h
Ingresso: R$ 100 (inteira); R$ 50 (meia-entrada)
Informações à imprensa Contempo: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao
Título
Galeria Contempo estreia na SP-ArteTipo
ExposiçãoOrganizadores
Beatriz Lopes SampaioDe
02 de Abril de 2025 11:00 AMAté
06 de Abril de 2025 07:00 PMOnde
Pavilhão da BienalEndereço
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 - Parque Ibirapuera - São Paulo