
-
Arquitetos: Alexandra Buchanan Architecture
- Área: 400 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Cieran Murphy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Kent é uma adição contemporânea a uma Queenslander de 1925. Situada na colina de Teneriffe, na península de New Farm, Brisbane, Austrália, o terreno inclina-se acentuadamente para o oeste, afastando-se da rua, até um surpreendentemente e tranquilo jardim arborizado, ladeado por palmeiras. Localizada em um pequeno terreno, a casa de campo está em estreita proximidade com as casas vizinhas (cerca de 400mm de um lado e 800mm do outro). No entanto, a elevação proporciona excelente ventilação cruzada do norte, vistas para as colinas ao sul e apresenta uma fachada discreta e em pequena escala (térrea) para a rua.

Seguindo a inclinação da colina, os níveis do piso se ajustam aos contornos para criar uma altura surpreendente sob a Queenslander. Separada da rua por uma ponte, a paisagem desce abaixo dela. A borda sul é definida por uma parede de pedra existente, enquanto a borda noroeste é delimitada por uma passagem privada (uma servidão compartilhada por 5 vizinhos) e algumas bananeiras.




A proposta era criar uma casa dinâmica e privada, cheia de luz natural e texturas. Com a proximidade das casas vizinhas, a privacidade e a vista são limitadas ao norte e ao sul. Nosso conceito se concentrou na criação de um foco interno marcante na forma de um pátio central que melhoraria a luz solar e a ventilação cruzada, além de ajudar a proporcionar um refúgio protegido no terreno voltado para o oeste.


O pátio atua como um dispositivo de separação para respeitar e manter a integridade da casa de campo existente, que é legível em toda sua extensão. Ele também reforça a linguagem do "subsolo" da Queenslander, trazendo a paisagem para dentro da casa e proporcionando um refúgio calmo para a rua acima.





A orientação do jardim nos fundos voltada para o oeste pode representar um desafio para gerenciar o ganho de calor, mas o design da planta é responsivo, seguindo a inclinação do terreno para proporcionar pés-direitos mais altos, vazios internos e paredes operáveis que capturam brisas e oferecem um subsolo fresco e expansivo para a casa de campo existente. Funcionalmente, o volume é flexível e responsivo; termicamente, também é adaptável, canalizando brisas para cima da colina e através da casa em dias quentes de verão, mas proporcionando calor e intimidade nos meses mais frios.
