
-
Arquitetos: Greyspace Architects
- Área: 54 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Arch-Exist, Qiaozhu Yan
-
Fabricantes: Serge Ferrari

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estúdio de Arte Cerâmica do Jardim Hongye, localizado na Rua Yuyuan, em Xangai, é a segunda pequena casa concluída da série “Cantinhos”, criada por um grupo de arquitetos. Realizado três anos após o primeiro projeto da série, este novo espaço mantém o foco na valorização de pequenas áreas urbanas frequentemente esquecidas.



A proposta é melhorar a qualidade desses espaços por meio de intervenções arquitetônicas e ativar partes da cidade de maneira mais localizada. A parceria com a equipe do artista ceramista internacional Li Jianshen forneceu a base para o conteúdo e funcionamento deste segundo espaço.



No desenvolvimento do projeto, os arquitetos buscaram preservar a atmosfera da rua dentro do edifício, explorando o equilíbrio entre precisão e ambiguidade, de acordo com as características existentes da construção durante a reforma.


A nova estrutura não apaga as marcas da construção original, mas as incorpora, criando uma sensação de continuidade e memória. No pequeno edifício térreo de 27 m², o projeto foi refinado ao acomodar áreas de recepção, trabalho, exposição e descanso, resultando em um espaço funcional e integrado.


A intenção final é que o estúdio se conecte com os bairros ao redor e contribua para a vitalidade da cidade, trazendo novas perspectivas para a ocupação e transformação dos espaços urbanos.

