
-
Arquitetos: Nuno Martins Correia, Pereira Miguel Arquitectos
- Área: 387 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: BRUMA, Cortizo, Pavigrés, Ragno, Roca, Saint-Gobain, Thermowood

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tree House + Square House, localizada no loteamento de Brejos da Carregueira de Cima na Comporta, consiste num edifício de habitação com dois fogos. O seu acesso realiza-se pela praça, junto à estrada nacional. Trata-se de uma obra nova que procura colmatar a praça com um edifício simples, contemporâneo e cujo desenho permite desfrutar do jardim no interior do lote privado, do pátio de acesso semiprivado e da praça como espaço público.

O projecto é caracterizado pela implantação de um volume rectangular de dois pisos. Está colocado de modo a que as fachadas coincidam na maioria da sua extensão com limites do polígono de implantação. As três fachadas são caracterizadas por grandes planos de alvenaria de rebocos brancos, grandes vãos de janela, algumas "varandas" e dois terraços na cobertura. À volta da construção existe um espaço exterior bem cuidado com zonas de deck, jardim e duas pequenas piscinas.

A entrada faz-se pela face Sudeste. O volume da habitação, de planta rectangular, surge com uma zona exterior descoberta, que marca o ponto de entrada para os interiores das duas habitações. A partir deste espaço de transição entra-se no hall que faz a distribuição para as duas grandes áreas que definem o projecto: a área social, mais aberta e com uma ligação directa com o exterior (piso 0); e a área privativa, mais contida e com uma relação mais pontual e controlada com o envolvente (piso 1).

No piso 0, a sala e a cozinha abertas apresentam-se como espaço de convívio, relacionando-se directamente com a área exterior do tardoz do lote voltadas a Este através de um grande vão aproveitando ao máximo a relação com o pátio e jardim envolvente. Nesta área, a cobertura prolonga-se para além do volume através de uma laje em betão, permitindo criar uma zona de estar exterior em sombra de modo a proporcionar as condições necessárias a uma vivência plena de todo o espaço. Neste piso há ainda um quarto e uma instalação sanitária.

No piso 1, existe um quarto com instalação sanitária completa e dois quartos com uma instalação sanitária partilhada. Através deste piso chegamos às escadas exteriores de acesso à cobertura plana.

Em cada espaço exterior existe uma área de deck associado à pequena piscina na zona mais a Oeste do lote. Esta solução encontrada para o espaço exterior, assim como a implantação do volume, tem como objectivo uma alteração mínima na topografia existente.

Formalmente todo o conjunto, apesar de ter uma linguagem contemporânea, remete para os materiais locais e tradicionais com as grelhas de tijolo tradicional em alguns apontamentos das fachadas, a madeira das guardas, do deck e o branco das paredes exteriores.
