Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Casa da Montanha / Rai Matoso

Guardar

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Exterior, Fachada, BalcãoCasa da Montanha / Rai Matoso - Imagem 3 de 33Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, VigaCasa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de ExteriorCasa da Montanha / Rai Matoso - Mais Imagens+ 28

Gravatá, Brasil
  • Arquitetos: Rai Matoso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Walter Dias
  • Categoria: Casas
  • Arquiteto Colaborador: Anderson Mendes
  • Arquitetura De Interiores: Bárbara Poças
  • Projeto Estrutural: Túlio Souto Maior
  • Execução Da Obra: Grupo GR Serviços
  • Cidade: Gravatá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão
© Walter Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Montanha surge como o resultado natural da junção de alguns fatores. Um terreno em grande declive, uma vista fenomenal para as montanhas do agreste pernambucano, e, por fim, mas não menos importante, o estilo e energia dos clientes.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

Essa é a segunda residência da família, que escolheu a região serrana de Pernambuco para vivenciar momentos preciosos em contato com o ambiente natural. Essa intenção norteou toda a materialidade do projeto, que lançou mão das pedras da própria região, a madeira, o cimento queimado e tons neutros como branco, cinza e preto.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Cadeira
© Walter Dias
Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga
© Walter Dias

A casa se divide principalmente em dois blocos: o pavimento térreo, mais voltado às interações sociais, e o pavimento superior, que é a área íntima dos quartos. O volume em pedra sustenta e se entrelaça com o bloco superior, de cor branca. Uma suave curva traz movimento e sombras intencionais à fachada sul, e essa curva dança pela casa chegando até a piscina e a escada que une os dois blocos.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Sofá, Iluminação, Cadeira
© Walter Dias

Os pavimentos se conectam através de uma área em pé direito duplo, que ocorre logo após a entrada da casa, trazendo luz e amplitude para quem entra no espaço. Nesse local, foi projetada uma escada helicoidal em aço, que se tornou um elemento de destaque no espaço, pelas curvas delicadas em conexão com a firme parede em pedras ao fundo.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Walter Dias

O telhado em única água, em telha termoacústica, é sustentado por estruturas em madeira, que ficam aparentes para quem está dentro da casa, trazendo conexão estética entre exterior e interior. A estrutura da casa foi pensada para deixar a frente varanda completamente livre de apoios. O septo em pedra de um lado é um dos apoios recuados, e conta com outros 2 pilares cilíndricos em concreto, sendo um na sala e outro na área gourmet.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Imagem 27 de 33
Planta - Térreo
Casa da Montanha / Rai Matoso - Imagem 31 de 33
Corte B

A vista para as montanhas, que inspirou o nome da casa, é voltada para orientação norte, fato que foi favorável para localizar a maior parte dos ambientes de permanência. No térreo, a sala, a cozinha, a varanda e a área gourmet estão totalmente integradas entre si e abertas para a vista das montanhas. A piscina abraça a casa e reflete a paisagem no fim das tardes ensolaradas.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Interiores
© Walter Dias

No pavimento superior estão quatro suítes, com três delas voltadas para a vista. Na suíte master, o banheiro ganha uma banheira com teto de vidro e grandes janelas, conectadas à varanda privativa do casal. A intenção foi criar um ambiente de relaxamento em total conexão com a paisagem. Como é comum em terrenos inclinados, a casa possui um subsolo, que foi utilizado para abrigar as áreas técnicas de piscina, depósito, lavanderia e uma biblioteca.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

No platô mais baixo do terreno, foi realizado um muro de contenção, onde há um gazebo para práticas de meditação e yoga, totalmente independente da casa, propiciando momentos mais introspectivos e contemplativos. A estrutura do gazebo se assemelha à da coberta da casa, com o mesmo telhado e madeiramento, trazendo conexão entre ambos.

Casa da Montanha / Rai Matoso - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão
© Walter Dias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Montanha / Rai Matoso" 07 Abr 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Abr 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1028703/casa-da-montanha-rai-matoso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.