
-
Arquitetos: Scale Architecture
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tim Clark

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em território Yuin, Rosedale é uma pequena cidade na Costa Sul de New South Wales, Austrália. Durante os incêndios florestais do Black Summer de 2019-2020, a comunidade litorânea foi completamente devastada, e a casa de verão em estilo polonês, originalmente encomendada pelo pai de nossos clientes, foi consumida pelo fogo. A devastação do ambiente construído foi claramente visível para o mundo, mas os impactos ocultos no tecido social continuam a ser uma questão crítica. Reconduzir as pessoas às suas casas é um gesto essencial na reconstrução do tecido das comunidades.

A casa, revestida inteiramente de chapas metálicas onduladas vermelhas, com seu telhado de duas águas, é uma referência às modestas cabanas de zinco que outrora se alinhavam em nossas cidades costeiras. A resposta monocromática pode parecer contrastar com o contexto suburbano arborizado, mas é tão adequada que se esconde da vista de todos.






O pavilhão compacto de 87m2 repousa sobre uma estrutura elevada de aço galvanizado, com um deck situado entre os majestosos eucaliptos costeiros. A área comum atravessa o centro da planta, enquanto a circulação para os espaços privados, que também funcionam como áreas utilitárias, é transversal a esse ambiente. Um deck coberto completa a simples planta retangular, oferecendo refúgio do intenso sol australiano.



A casa de Rosedale é uma pequena, mas significativa, contribuição para o esforço de reconstrução após os incêndios florestais do Black Summer. Importante, ela oferece uma visão de como a arquitetura pode responder ao peso das mudanças climáticas causadas pelo ser humano que se desenrolam diante de nós.
