
-
Arquitetos: Liba Arquitetura
- Área: 129 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Coberfibras , Eliane, Engemetal, GSV , Granisul, Lemca, Móveis Rústicos Mogi, William Vickman Ferreira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido para funcionar como atelier do arquiteto e uma galeria de arte, o projeto da Liba Arquitetura ganhou novas funções. Hoje é galeria, bar e claro, ateliê. Uma caixa translúcida suspensa na esquina como uma luminária e os quintais entre os dois volumes construídos são destaque do projeto.

Tudo construído num terreno em "L" de 167m² na Barra Funda, bairro que nos últimos cinco anos passou de condição de degradado para reduto artístico e boêmio paulistano. O terreno situado a alguns passos da via férrea da CPTM foi adquirido, em 2019, pelo arquiteto e cenógrafo Alexandre Liba, titular do escritório que leva seu nome.


A construção se abre para o exterior, com os dois volumes integrados e permeados pelos espaços vazios dos três quintais. De sobra, um abacateiro na entrada da galeria e do atelier. Os quintais, além de definirem o desenho, garantem a permeabilidade dos espaços ao público e, também, o conforto térmico e a iluminação natural.




O conjunto adota, em seus 129m² de área construída, linguagem industrial, estrutura metálica e materiais pré-fabricados. Soluções construtivas que permitiram concretizar o partido estético desejado, uma caixa suspensa e iluminada na esquina. Assim nasceu o bar, com 76m² construídos e pé direito de 6m, amplitude conformada pela estrutura metálica que sobe livre até o teto. Vista de fora, a fachada mostra o térreo aberto e uma grande caixa iluminada flutuante. No térreo, funciona a galeria com seus 32m² e o atelier no primeiro pavimento (mezanino) com 20,75m². Há um acesso independente feito através do portão de enrolar com 6m de extensão.


Todo o perímetro do bar e atelier, contornando a esquina, exibe seis portas de enrolar em aço, sendo, três no alinhamento do bar, duas na esquina e outra fechando o volume do atelier, garantindo a total integração com a calçada e a rua. Todas as portas são grafitadas, cumprindo a proposta de dialogar com a linguagem artística do Bairro.
