
-
Arquitetos: fjcstudio
- Área: 21483 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Brett Boardman, Ruth Gold

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Yellamundie representa uma adição transformadora para o oeste de Sydney, uma região que está passando por um rápido crescimento e mudança econômica. Projetada para atender a uma comunidade altamente diversa que enfrenta disparidades socioeconômicas, esta instalação contemporânea serve como uma infraestrutura social vital. Seu design sustentável e a conexão com amplos espaços abertos criam um lugar acolhedor onde a comunidade é incentivada a se engajar em aprendizado, autoaperfeiçoamento, acesso à tecnologia, expressão cultural e encontros sociais.




Yellamundie atua como um farol dentro da comunidade, promovendo curiosidade e participação por meio de uma conexão visual com uma variedade de espaços e atividades. Isso inclui salas para contar histórias, para celebrações culturais, coleções multilíngues, atividades para jovens e famílias, e pesquisa sobre o patrimônio local. Funções tradicionais de biblioteca, incluindo aprendizado focado em uma sala de leitura formal, são complementadas por iniciativas voltadas para o futuro, como o "Espaço Criativo" e programas de tecnologia que aprimoram a alfabetização digital e a inovação.

O papel da biblioteca em apoiar e elevar sua comunidade teve um impacto imediato: ofereceu programas de capacitação profissional e empreendedorismo, auxílio com tarefas escolares para crianças em situação de vulnerabilidade, ambientes acolhedores para iniciativas de apoio comunitário e um refúgio seguro para grandes grupos de crianças e jovens no período pós-escolar.






Esta biblioteca visionária não apenas reflete as aspirações de sua comunidade multicultural, mas também estabelece um novo padrão para as bibliotecas do futuro. Em um momento de significativo conflito global, a biblioteca exemplifica como sociedades multiculturais podem prosperar. Ao misturar tradição com programação inovadora adaptada às necessidades locais, Yellamundie redefine o papel das bibliotecas, garantindo que elas permaneçam indispensáveis para gerações futuras.


A nova biblioteca curvilínea é inspirada pelo fluxo do rio próximo – um redemoinho que promove o fluxo de pedestres ao redor de sua forma. O centro do redemoinho é a biblioteca, acessível a todos e altamente visível desde todas as direções, conectando-se visualmente com as ruas ao redor e se fundindo com os espaços abertos existentes e novos. A fachada cria um gesto translúcido de acolhimento, unidade e reunião, enquanto celebra a importância do indivíduo por meio de janelas panorâmicas. Sua escala moderada disfarça a grande área do piso da biblioteca, oferecendo uma transição entre o pequeno edifício patrimonial vizinho e os altos prédios ao redor.


Sob a praça, revela-se um amplo pátio iluminado por claraboias e envolto por um jardim exuberante. Esse espaço generoso abriga uma vasta coleção de livros, uma sala de leitura acolhedora e uma área dedicada a exposições. Projetado para oferecer um ambiente sereno, este nível acomoda as diversas atividades de estudo silencioso que ocorrem diariamente. Ao adentrarem esse ambiente, os visitantes são convidados a mergulhar nas histórias e talentos da comunidade, por meio de mostras envolventes e espaços de galeria cuidadosamente curados.

A entrada está localizada dentro do espaço aberto amigável para pedestres, longe do ruído e do tráfego. Os níveis em escala humana acima e abaixo da entrada são iluminados pela luz do dia e oferecem coleções, áreas de estar e de estudo de fácil acesso. Altamente valorizados como o futuro promissor da comunidade, os jovens ocupam o ponto mais elevado do edifício — um espaço de excelência, projetado com qualidade e segurança. Neste andar, crianças e adolescentes encontram um território próprio, pensado para acolher tanto o estudo colaborativo quanto momentos de socialização. A vista privilegiada do nível infantil é celebrada com lounges e uma casa na árvore, que se tornou um dos espaços mais populares do local.