
-
Arquitetos: Ápiron
- Área: 435 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jonatan Smith - A Minimal Moment


Descrição enviada pela equipe de projeto. Florita 39 é um projeto situado em Isla Mujeres, no Caribe mexicano, uma ilha que funde a vibrante paleta de cores do México com os intensos tons azuis do mar caribenho. O projeto está localizado na emblemática rua Miguel Hidalgo, um corredor pedonal repleto de vida e atividade, onde diariamente se experimenta um fluxo constante de pessoas.

O programa se divide em duas partes que buscam se complementar. No térreo, encontramos um espaço comercial, pensado para um restaurante, que aproveita ao máximo as possibilidades de conexão interior – exterior com a avenida. Da mesma forma, está previsto um pequeno hotel com cinco unidades habitacionais independentes distribuídas pelos três níveis do edifício.

A fachada apresenta uma série de módulos de janelas que permitem uma integração fluida com o entorno. No térreo, os três módulos correspondem ao espaço comercial e, contíguo a estes, encontramos um acesso mais privado e recuado onde está a porta que conecta com a circulação vertical e horizontal do edifício, a qual liga as diferentes unidades habitacionais. A circulação do projeto se abre para um pátio interno onde foi preservada uma grande árvore que na região é conhecida como "Álamo" (Ficus Cotinifolia Kunth).



No último nível, o edifício conta com um terraço que oferece vistas para a rua Miguel Hidalgo e para o azul do mar. Este espaço permite desfrutar do movimento constante de pessoas na rua, enquanto elementos como uma piscina, uma área de churrasqueira, uma zona para espreguiçadeiras e banheiros comuns enriquecem o uso desse espaço. Atrás do terraço encontra-se a lavanderia, onde são geridos os lençóis do hotel.

Os quartos foram projetados com o objetivo de criar espaços independentes que atendam às diversas necessidades dos usuários dentro de uma área compacta. Cada unidade conta com um quarto, uma pequena cozinha, sala de jantar e banheiro, tudo cuidadosamente otimizado para garantir a funcionalidade e conforto. Assim, consegue-se oferecer aos hóspedes pequenos apartamentos que respondem às necessidades do dia a dia sem sacrificar o conforto.



A fachada se destaca por seu tom verde, criado através de uma pasta que recobre a estrutura, gerando um contraste harmônico com as cores vibrantes da região. Esta cor envolve uma estrutura rígida de molduras, com detalhes inclinados que permitem gerar uma interação dinâmica entre os vãos e vazios, os quais atravessam tanto o espaço comercial quanto os quartos que se abrem para a avenida pedonal. À fachada se integram as cores das janelas e corrimãos de ferro, ambos em um tom café que confere calor ao projeto.


No interior do projeto encontramos tons mais suaves e quentes, onde se destaca o bege do piso de mármore travertino que se integra à madeira de carvalho e às bancadas revestidas de concreto branco que encontramos nas cozinhas e banheiros.
