
-
Arquitetos: Vapor arquitetura
- Área: 430 m²
- Ano: 2020

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na transformação de uma residência de 450 m², situada no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo, em cinco unidades residenciais autônomas, com áreas variando de 60 a 100 m² cada. O objetivo é garantir que as novas unidades mantenham o caráter de uma casa, sempre com áreas externas que ampliam e integram os espaços internos.




A proposta é criar uma vila residencial, com áreas comuns que incluem circulações, jardins e garagem para carros e bicicletas, e jardins e terraços privativos para todas as unidades. A transformação ressignifica a casa original, adaptando-a às novas demandas sem alterar significativamente sua área construída, refletindo uma demanda atual da cidade por revisão de seus usos e densidades sem necessariamente partir pela construção de novas edificações.


O conceito do projeto é trabalhar com a pré-existência, preservando e atualizando a estética da edificação original. As paredes de alvenaria, os tijolos de vidro e o telhado de telha de barro da residência anterior são mantidos em diálogo com as novas intervenções.


Para preservar as características físicas da edificação principal existente, todo o apoio de infraestrutura do conjunto foi concentrado em um novo bloco construído localizado na parte posterior do terreno. Esse bloco abriga uma das unidades residenciais e também uma laje técnica para suprir as necessidades operacionais da vila. O uso de materialidades semelhantes entre o bloco novo e o existente reforça a continuidade da linguagem arquitetônica, resultando em um conjunto composto por unidades com a mesma qualidade estética e funcional, sem hierarquia entre elas.

Para a construção das novas áreas construídas e os reforços estruturais na edificação existente foi utilizado sistema misto em estrutura de concreto com vigamentos metálicos, para as vedações, alvenaria tradicional, caixilhos de alumínio e muros de concreto externos entre as unidades. Nas áreas internas, tijolos de vidro potencializam a entrada de luz natural nas unidades, em combinação com painéis e fechamentos em madeira. As estruturas secundárias, incluindo jardineiras, fechamentos externos e coberturas leves, são feitas em estrutura metálica.
