
-
Arquitetos: VELA.oficina
- Área: 50 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Camila Alba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento é localizado em um edifício de flats na Rua Bela Cintra e ainda mantinha as características originais desde a entrega do empreendimento nos anos 1990: espaços recortados, sancas, marcenaria escura e móveis sem muita personalidade. Há muito tempo sem manutenção, precisava de um restauro e uma atualização, o que se tornou uma boa oportunidade para uma pequena reforma. Com baixo orçamento e mudanças pontuais, esse projeto gerou bastante impacto ao propor a retirada de elementos e tornar o imóvel de dois quartos muito mais amplo e adequado às necessidades de uma estadia de curta duração. A demolição da divisória da cozinha com a lavanderia e a retirada dos caixilhos originais, junto com o novo fechamento envidraçado da varanda, incorporou o espaço antes ocioso à sala e à cozinha, trazendo a vista desimpedida da cidade para dentro do apartamento.



As sancas e detalhes de gesso no forro também foram retiradas, revelando os canos de cobre do sistema de incêndio, o que, junto com a estrutura de concreto que foi deixada aparente, gerou um aspecto mais interessante ao conjunto. Os armários mais pesados foram substituídos por prateleiras super finas de serralheria, ora pintadas de branco e incorporadas à parede, ora pintadas de vinho e recebendo um pouco mais de contraste. A bancada da cozinha original também foi retirada, dando lugar à uma nova, agora em concreto moldado in loco, com novos gabinetes de marcenaria. Os pisos frios da varanda e do banheiro foram regularizados e pintados com tinta epóxi em cores mais vibrantes, como o azul marinho e o verde mais claro, solução prática e econômica para minimizar o tempo de obra, reduzir entulho e ao mesmo tempo trazer mais pontos de cor para o ambiente.



Para articular o novo layout da sala/cozinha, foi desenhado e construído um mobiliário feito em mdf ultra cru, cortado em máquina cnc e montado inteiro com sistema de encaixe. Com duas funções, a peça é o sofá e ao mesmo tempo a bancada auxiliar da cozinha, servindo de espaço para refeições e descanso. Para finalizar a intervenção, os quadros do acervo pessoal da proprietária foram rearranjados com decorações novas e uma iluminação mais aconchegante, além do paisagismo próximo à janela, tornando o apartamento praticamente irreconhecível.
