
-
Arquitetos: Ultra
- Área: 320 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reformar edificações com valor histórico é sempre um desafio. Respeitar a história e, ao mesmo tempo, abrigar novos usos da vida contemporânea nos instiga e nos fascina. A reforma dessa casa de 1930, além de preservar e destacar os elementos mais significativos da preexistência, buscou adequar os espaços ao novo uso.

O projeto localiza-se no bairro Independência, em Porto Alegre, em uma casa quase centenária. A reforma completa desta casa histórica, que iniciou em 2023 e foi concluída em 2024, foi um projeto ambicioso, mas necessário para trazer à vida o potencial escondido dentro de suas paredes.

A intervenção na fachada buscou evidenciar o contraste entre a edificação existente, através do descascamento dos tijolos do segundo pavimento, e a inserção de elementos novos, como a sinuosa serralheria azul que demarca os dois acessos principais e resolve questões técnicas da edificação. A inspiração para esse marcante elemento veio do nome da fundação, Remanso, que faz alusão a um recorte curvo do litoral ou da margem de um rio que forma uma espécie de pequena enseada tranquila. O elemento divide os fluxos de acesso expresso à galeria, que é feito através da escada atrelada à edificação e faz o encaminhamento direto ao pátio e à loja.


A experiência imersiva no universo artístico conta com espaços expositivos multifuncionais e equipados para receber diferentes tipos de manifestações artísticas. O Instituto Cultural apoia artistas através da concessão de ateliês, os quais foram pensados como ambientes bem iluminados, com sacada para o pátio. Além destes espaços, a Instituição conta com salas de aula para cursos, sala de leitura, loja, salas administrativas e um grande pátio, o qual muito em breve se fundirá com o pátio de um café na casa ao lado.
O auditório, com capacidade para 30 pessoas, não apenas oferece espaço para palestras, apresentações e performances culturais, mas se destaca pela oportunidade de integração com o ambiente externo. Através da abertura da vedação do fundo do palco, conecta-se à arquibancada situada no pátio, proporcionando uma experiência singular onde eventos internos e externos se integram.

Concebido para ser um espaço convidativo à contemplação, o pátio da casa conduz o usuário através de canteiros sinuosos. O espaço é versátil e pode receber feiras, eventos e ser palco de diferentes manifestações culturais, contando com uma arquibancada que é um convite à permanência, desdobrando-se e integrando-se às curvas projetadas.
