
-
Arquitetos: Iná Arquitetura
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maura Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo do morador por esse apartamento começou quando estava morando no exterior sonhava com um lar para quanto voltasse ao Brasil. Um engenheiro, entusiasta de decoração e amante do design brasileiro, assistiu inúmeros vídeos do canal no Youtube luft by lufg durante o confinamento da pandemia, e aos poucos imaginou o que seria um lar para ele: um refúgio para o seu trabalho home office com uma varanda com muitas plantas que também fosse próximo da Avenida paulista na cidade de São Paulo.




Ao retornar ao Brasil, o primeiro desafio foi encontrar um apartamento que atendesse essas características, principalmente um apartamento que houvesse uma varanda para a sala e os quartos. Encontrou um apartamento, que estava localizado em um edifício construído da década 1960, este estava degradado e precisava de uma reforma completa, mas nesse apartamento encontrou uma janela para um terraço que pudesse poderia ter potencial para ser convertida em porta, e assim ter varanda que tanto desejava. O escritório escolhido para desafio: Iná Arquitetura, desejo antigo do cliente, que acompanhava os trabalhos e reformas de apartamentos antigos realizados pelo escritório no Instagram. Sabia que cada espaço do apartamento seria pensado e projetado de acordo com tamanho do seu sonho. A reforma que durou 10 meses teve como alterações a troca de colunas, renovação da elétrica e hidráulica, mudança no layout do apartamento, abertura de paredes, instalação de portas em serralheria - uma reforma total.

As inspirações da paleta de cores foi o equilíbrio entre urbano e aconchego, que conta com uma materialidade com uma variedade de materiais, texturas e cores como o concreto, ferro, madeira, cores preto, branco e tons de verdes em harmonia com o jardim da varanda. O mobiliário conta apenas com design nacional como peças assinadas por: Claudia Moreira Salles, Fernando Jaeger, Marcenaria Baraúna, Felipe Protti, Mauricio Arruda, Felipe Zorzeto, Flavio Borsato, Mauricio Lamosa, dentre outros. O projeto de paisagismo foi assinado pelo estúdio ROZA, comado pela arquiteta paisagista Roberta Zatz, também conta com a espécies biodiversidade da flora brasileira da Mata Atlântica e Cerrado com especiais de grande, médio e pequeno porte se desenvolvem na área externa uma ideia de forma que traga acolhimento ao morador e uma ideia de quintal de casa brasileira. O resultado foi um apartamento com o tamanho desejado e identidade do cliente.
