
-
Arquitetos: SMAR Architecture Studio
- Área: 15000 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:L.Mykolaitis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu da Ilha da Ciência (Mokslo Sala) tem como objetivo se tornar o coração da Ilha Nemunas, em Kaunas. Nossa proposta acompanha a topografia da ilha para criar uma conexão profunda com a natureza e com a cidade. O telhado contará com aberturas circulares que funcionarão como palcos públicos e áreas naturais de estar, permitindo que o museu se integre de forma orgânica à paisagem e ao parque.






O edifício é composto por duas áreas principais: a “Área Técnica” e a “Área Pública”. Diferentemente de muitos edifícios públicos, a “Área Técnica” não é negligenciada — nela, laboratórios e escritórios também recebem luz natural e têm vistas para o parque.






O projeto enfatiza uma conexão contínua com o ambiente externo e com o clima, promovendo a compreensão de como o edifício contribui para um entendimento mais amplo das Ciências Ambientais. Essa relação vai além das salas de exposição, proporcionando uma experiência holística aos visitantes, que percebem a luz, o clima e as mudanças sazonais à medida que percorrem o edifício. Isso cria uma experiência fenomenológica completa, permitindo que se testemunhem os fenômenos naturais através da própria arquitetura.

A paisagem existente molda o Centro de Inovação, cujo telhado abriga vegetação nativa e um disco superior inclinado e refletivo. Esse marco distinto, capaz de refletir a paisagem e a luz natural para dentro do edifício — e a luz artificial para fora, durante a noite — funcionará como um novo sol para Kaunas, evidenciando que a Ciência está sempre desperta, em busca de novas respostas.

