Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura

Guardar
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Adrià Goulà

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 2 de 22Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 3 de 22Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 1 de 22Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada, PiaCasa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Mais Imagens+ 17

Vilafranca del Penedès, Espanha
  • Categoria: Casas, Renovação
  • Arquitetos Responsáveis: Roger Giralt, Ernest Planes
  • Equipe Técnica: Nuria Ferrando
  • Cidade: Vilafranca del Penedès
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 2 de 22
© Adrià Goulà

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um terreno entre empenas, com 3,5 metros de largura e 35 metros de comprimento. A profundidade edificável de 22 metros é relativamente generosa, configurando-se como uma oportunidade promissora para o desenvolvimento do projeto. Da construção existente, que consiste em térreo, mezanino, primeiro andar e sótão, mantemos apenas a fachada da rua, alguns elementos estratégicos e as paredes das empenas autoportantes. Desmontamos e restauramos os elementos que preservamos para valorizar a qualidade e a textura de seus materiais, que nos ajudarão a dar identidade à habitação.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 3 de 22
© Adrià Goulà
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 7 de 22
© Adrià Goulà

Os pés-direitos dos andares existentes são bastante baixos, e o nível do jardim nos fundos encontra-se entre os pavimentos, o que nos leva a resolver a nova habitação por meio de um trabalho cuidadoso desenvolvido em corte. Cada ambiente é posicionado em uma cota específica, e são as diferentes plataformas que definem o programa. A casa é vivenciada como uma sucessão de espaços que transitam do mais público ao mais privado, entrelaçados por um percurso contínuo, tanto horizontal quanto vertical.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 9 de 22
© Adrià Goulà
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 10 de 22
© Adrià Goulà

O pátio murado com as altas empenas nos seduziu desde o início. Um jardim protegido com três amoreiras esbeltas que se alinham em busca do sol. Decidimos situar a sala de estar dentro deste jardim.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 6 de 22
© Adrià Goulà

Cobriremos este novo espaço com vigas unilaterais de concreto armado, feitas no local. Um novo elemento pesado que descansará sobre as grossas paredes de pedra. O espaço é fechado com uma grande parede de vidro voltada para o jardim e o separamos do volume existente por meio de um pátio onde transplantamos uma das amoreiras.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 22 de 22
Cortes

A cobertura do novo volume será finalizada com um teto verde, com acesso privado a partir do quarto principal no andar superior. A escada leve percorre verticalmente toda a casa. Para intensificar a experiência do percurso, deixamos as pedras aparentes na empena lateral, criando uma presença contínua que nos acompanha desde o hall de entrada até o sótão.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goulà
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 11 de 22
© Adrià Goulà
Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 13 de 22
© Adrià Goulà

A fachada interna está voltada para sudeste, e a projetamos majoritariamente envidraçada para potencializar a captação solar direta no inverno, protegendo do sol do verão por meio de persianas e das próprias paredes da propriedade. A casa é climatizada através de piso aquecido com aerotermia, e toda a envoltória, piso, fachada e cobertura são cuidadosamente trabalhados, evitando as pontes térmicas e prestando especial atenção à estanqueidade ao ar.

Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura - Imagem 16 de 22
© Adrià Goulà

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Pipu e Marta / Menhir Arquitectura" [Casa d'en Pipu i la Marta / Menhir Arquitectura] 17 Abr 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 19 Mai 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1029118/casa-de-pipu-e-marta-menhir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.