
-
Arquitetos: KOMINORU Design
- Área: 60 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Katsumasa Tanaka
-
Fabricantes: Muku-Flooring

É uma casa de madeira de três andares, construída em um terreno limitado de apenas 9 tsubo (aproximadamente 30 m²). Por estar localizada em uma esquina, se forem atendidas as exigências de resistência ao fogo, o coeficiente de aproveitamento do terreno pode chegar a 80%, o que nos permitiu garantir mais área construída do que esperávamos.




Em uma zona quase resistente ao fogo, optamos por uma construção semi-resistente ao fogo — uma categoria introduzida na revisão da Lei de Padrões de Construção de 2019 — em vez de uma edificação apenas semirresistente. Ao dimensionar algumas colunas e vigas com 120 cm de largura ou mais, conseguimos deixar parte da estrutura de madeira aparente, mantendo ainda assim a resistência ao fogo. Como resultado, foi possível elevar o pé-direito ao posicionar o forro sobre as vigas e, apesar da inclinação acentuada do terreno, conseguimos atingir a área útil necessária.




Quanto à forma, conseguimos criar um pequeno terraço na cobertura ao utilizar o coeficiente de aproveitamento solar na inclinação da rua ao sul. Já a configuração do lado norte é determinada por uma inclinação de 1:1,25, e o ponto-chave foi explorar ao máximo a parede inclinada.

Após muita análise, decidimos posicionar o banheiro — um ambiente de uso relativamente esporádico e que requer bastante espaço de armazenamento — no lado norte do terceiro andar. A área inclinada foi destinada ao armazenamento. O banheiro foi projetado para ser o mais compacto possível, com a banheira encaixada entre as paredes inclinadas que se aproximam por dois lados.

Aproveitando a altura do espaço, instalamos uma janela de ventilação na cobertura, permitindo que o prédio inteiro se ventile naturalmente com a ajuda da gravidade, como em uma torre de vento — criando uma casa onde a brisa está sempre presente. Plantamos árvores acima das beiradas do telhado e elevamos o jardim do térreo — difícil de implementar por conta da área limitada — para o segundo andar, possibilitando desfrutar de um pouco de verde a partir do interior da casa.
