
-
Arquitetos: GLCRM Architects, Saucier + Perrotte architectes
- Área: 1565 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Olivier Blouin
-
Fabricantes: Alucoil, Alutech, Extanza, Kawneer, Prelco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do novo ''Pavilhão A5'' da Faculdade de Artes e Humanidades da Université de Sherbrooke foi desenvolvido para promover a troca de ideias entre professores e alunos de todos os departamentos. A troca de conhecimento em todas as suas formas é uma das ideias centrais por trás do design do novo edifício e se torna o catalisador para sua forma arquitetônica única.



O novo pavilhão inclui funções de apoio para a Faculdade de Artes e Humanidades, como escritórios de professores/pesquisadores, várias salas de reunião e conferências, e um grande lounge para a equipe. Os escritórios dos professores e pesquisadores estão distribuídos ao longo de uma grade regular, enquanto as salas de reunião e lounges para a equipe estão distribuídos por todo o projeto, seguindo um movimento ascendente em direção à paisagem. Através dessa ascensão, os usuários são convidados a contemplar a paisagem regional de cada andar e a interagir e trocar ideias. Esses espaços públicos totalmente envidraçados fazem sua presença ser conhecida no exterior, pontuando sutilmente as fachadas.




As principais áreas de circulação do pavilhão incorporam escadas conectando os departamentos, que estão localizadas de acordo com os espaços de reunião em cada andar. Esses espaços apresentam vistas impressionantes das montanhas da região e a luz natural está presente em todos os lugares. As escadas se tornam oportunidades para encontros informais, energizando o aspecto linear do edifício. O novo lounge para a equipe, localizado no andar superior do edifício, rapidamente se tornou um local de encontro favorito para os usuários, oferecendo uma vista deslumbrante do Monte Orford. Um espaço de relaxamento e trabalho foi montado no saguão de entrada do andar térreo, sendo utilizado principalmente pela comunidade estudantil.





Foi dada ênfase especial à acessibilidade universal. A localização da entrada principal aproveita a topografia do local, garantindo que o acesso ao pavilhão esteja nivelado com os caminhos existentes do campus. O saguão de entrada se estende para fora sob um toldo, criando uma conexão suave entre o interior e o exterior. O pátio adjacente apresenta a obra do artista Yann Pocreau, inspirada nas disciplinas ensinadas na Faculdade de Artes e Humanidades.
