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Arquitetos: ra15 a.s.
- Área: 7210 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Radek Úlehla

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ambiente impacta significativamente nossa qualidade de vida, e isso é ainda mais verdadeiro para os espaços onde aprendemos. Os alunos da Escola Primária Montessori Checo-Inglesa Duhovka agora ganharam um ambiente de aprendizado melhorado com a expansão do ensino médio e o aprimoramento dos padrões de serviço e conforto para alunos e funcionários. Ao longo do projeto, funcionalidade e qualidade do espaço foram considerações chave. A abordagem Montessori para a educação é baseada na filosofia: "Ajude-me a fazer sozinho", que incentiva a autonomia das crianças no processo de aprendizado. Para cumprir essa filosofia, um ambiente estimulante que atenda às necessidades de desenvolvimento mental das crianças durante seus períodos sensíveis é essencial. No entanto, isso também impõe maiores exigências sobre o espaço e seu uso.




Integração Reflexiva com o Ambiente - As novas salas de aula e a extensão do ginásio foram projetadas em resposta a restrições de planejamento espacial e urbano, minimizando o impacto nos edifícios próximos. A extensão do terceiro andar foi concebida como uma estrutura de um andar, recuada em relação à área do edifício existente. O avant-corps e a extensão do ginásio foram adaptados para serem utilizados como terraços ao ar livre conectados ao corredor, um estúdio de artes e um laboratório de ciências.


Um Espaço que se Adapta às Crianças - O método Montessori requer uma disposição espacial diferente das salas de aula tradicionais. Cada par de salas de aula principais está interconectado, permitindo que os alunos se movimentem entre elas de forma fluida. Essa configuração apoia métodos de ensino flexíveis e uma abordagem individualizada para o aprendizado. A disposição também se alinha com as instalações sanitárias existentes, posicionadas entre as salas principais. Cada sala de aula está equipada com armários pessoais para os alunos, uma copa para preparação de alimentos e uma zona de relaxamento para momentos de descanso. O restante do espaço é mantido aberto para permitir uma variedade de abordagens de ensino.


Madeira, Metal e Vidro - Considerando a capacidade de carga da estrutura original, a extensão vertical foi construída utilizando uma estrutura de madeira, que permanece exposta no interior. A madeira também é utilizada nos móveis embutidos e revestimento do ginásio. Em combinação com o vidro, desempenha um papel dominante nas salas de aula, contribuindo para ampla luz natural e excelente acústica — criando condições ideais para concentração e aprendizado eficaz. As fachadas de ambas as extensões são revestidas com chapas de metal. No ginásio, os painéis metálicos se assemelham a telhas de madeira tradicionais, enquanto na extensão da sala de aula, formam faixas verticais que se transformam em persianas ao redor das janelas, adicionando leveza e contraste dinâmico aos contornos robustos do edifício original de dois andares.

Um Lugar para Criatividade e Movimento - A expansão garantiu novos espaços especializados, incluindo um estúdio de artes com um laboratório de ciências, uma sala de professores e uma sala multimídia. O estúdio de artes e o laboratório se conectam ao exterior através de dois amplos terraços laterais, proporcionando áreas adicionais para atividades de ensino e criativas. Esses espaços permitem que os alunos adquiram experiência prática com equipamentos cuidadosamente preparados, um pilar da educação Montessori. A nova extensão do ginásio conecta perfeitamente as instalações esportivas internas com o playground externo adjacente. Projetada para se abrir ao jardim, a disposição flexível permite transições suaves entre atividades internas e externas — mais uma vez reforçando a importância do aprendizado interativo. Com seu design contemporâneo, iluminação natural e espaços adaptáveis, este projeto criou um ambiente inspirador onde aprender se torna um processo alegre de descoberta.
