
-
Arquitetos: Lina Ghotmeh — Architecture
- Área: 998 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Iwan Baan, Ishaq Madan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bahrein inaugurou seu pavilhão nacional, "Connecting Seas" (Conectando Mares), na Expo 2025 Osaka. Esta é a quarta participação nacional do Bahrein na Expo Mundial, que é realizada na região de Kansai, no Japão, e vai até 13 de outubro de 2025, sob o tema abrangente "Designing Future Society for Our Lives" (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas).


A participação do Bahrein na Expo 2025 Osaka é comissionada e organizada pela Autoridade de Cultura e Antiguidades do Bahrein. O pavilhão reflete a conexão histórica do país com o mar, inspirando-se no patrimônio marítimo do local e na construção tradicional de dhows, integrando técnicas de carpintaria japonesa. "A participação nacional do Bahrein 'Conectando Mares' explora a posição duradoura do país como um porto no cruzamento de culturas e comércio, ligando rotas comerciais internacionais através dos capítulos da história", observou Shaikh Khalifa bin Ahmed, Comissário Geral do Pavilhão do Bahrein.



Situado na zona "Empowering Lives" (Empoderando Vidas), o pavilhão abrange 995 metros quadrados e se eleva de 13 a 17 metros de altura em quatro níveis, com vista para a orla. Projetada pela arquiteta libanesa Lina Ghotmeh, a estrutura é feita de madeira e resfriada pelos ventos costeiros, tornando-se um dos edifícios mais sustentáveis da Expo. "O Pavilhão do Bahrein incorpora sustentabilidade, intercâmbio cultural e artesanato. Construído a partir de cerca de 3.000 peças de madeira não tratada usando carpintaria intricada, minimiza o desperdício", diz Ghotmeh, "Fundamentos mínimos evitam concreto, quase todos os materiais são reutilizáveis e o resfriamento passivo reduz o uso de energia—tornando-se um testemunho de inovação sustentável."


Os visitantes são convidados a experimentar o pavilhão através de uma exposição sensorial que envolve os cinco sentidos. Com curadoria da Autoridade de Cultura e Antiguidades do Bahrein, a exposição apresenta colaborações com os artistas Shepherd Studio, Sissel Tolaas, Hassan Hujairi e La Méduse para narrar o tema da conectividade através do comércio, artesanato, manufatura e ecologia em uma série de galerias. "A participação nacional do Bahrein explora a resiliência e adaptabilidade das culturas marítimas. O mar é um componente central das Ilhas do Bahrein, uma importância que é compartilhada na cultura japonesa e expressa através da arte, fotografia, música e cinema", compartilha Noura Al Sayeh Holtrop, Comissária Geral Adjunta do Pavilhão.


A cafeteria do pavilhão oferece uma experiência culinária única com menus sazonais que misturam sabores locais do Bahrein com ingredientes japoneses e é elaborado pela chef premiada Tala Bashmi. Um andar dedicado à transações comerciais, desenvolvido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Bahrein, destaca a localização estratégica do país e sua posição como um centro econômico global aberto para investimentos.

A equipe e os voluntários do pavilhão vestem peças exclusivas da designer de moda do Bahrein, Lulwa Al Amin. A coleção apresenta estampas artísticas e motivos costeiros bordados, fazendo referência ao tema do pavilhão. Complementando a experiência, há uma loja de presentes com produtos de design inspirados no patrimônio local para adultos e crianças. A Expo 2025 Osaka deve atrair mais de 28 milhões de visitantes de todo o mundo, com a participação de 160 países.
