-
Arquitetos: rh+ architecture
- Área: 2143 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jean-Michel André, Jonathan Cacchia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma instalação de coordenação, aberta à universidade: o edifício da Biblioteca Universitária, localizada no coração do Campus da Universidade da Guiana deve ser uma força motriz dentro da Universidade e contribuir para seu esplendor regional. É uma instalação estrutural para todos os edifícios que constituem o Campus da Universidade da Guiana: sua função é reunir livros e leitores em um lugar único dedicado ao conhecimento, um lugar aberto e generoso dentro da Universidade. É sobre fornecer um serviço cultural e de documentação de qualidade e também materializar a imagem da comunidade regional, portanto uma das principais questões é atribuir ao edifício da Biblioteca Universitária uma identidade física, social e simbólica com impacto sobre a vizinhança e a cidade.
Nosso objetivo é atribuir a este edifício, único por seu programa e sua posição central, uma arquitetura apropriada - identificável por sua volumetria e seus usos - combinada à uma abertura para toda a Universidade.
Espaços Protegidos
Uma galeria em torno do edifício e no coração da Universidade: a principal escolha arquitetônica é a criação de um espaço periférico aberto: diferente de uma construção em uma única peça que não dialoga com o entorno, o edifício é envolvido em um espaço periférico de dimensões variáveis chamado de "galeria" ou peristilo. Esta galeria é um espaço aberto, um lugar onde os estudantes se encontram e por onde passam, um espaço extra entre interior e exterior, protegido do sol e da chuva.
Riqueza adicional, o peristilo forma um lugar de troca, um espaço público tomado - e até "o espaço para o público" - que conecta a biblioteca ao restante da Universidade: a biblioteca é um lugar de estudo que não é separado do restante do mundo; para ver a vida do Campus da Universidade é preciso apenas levantar os olhos quando sentado em uma mesa de leitura e ver o tráfego e o movimento na galeria. Esta é feita como um filtro: uma encosta de rendas de madeira cuidadosamente colocadas ao redor de um núcleo de concreto.
Organização Funcional
A biblioteca é pensada como um espaço aberto, com amplos espaços de recepção, espaços de leitura e pesquisa diversificados e a possibilidade de empréstimo de livros. É também uma instalação que combina documentação tradicional e tecnologias modernas. O edifício é composto por duas partes: uma que recebe o público e outra reservada para administração e suas salas técnicas. O espaços dedicados ao público são localizados no piso térreo e no mezanino; os espaços da administração no piso térreo e pavimento superior. Pátios e aberturas marcam esta separação e melhoram a iluminação no centro do edifício.