- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Optique Potts Point é a segunda loja de uma das mais conceituadas agências de optometria, a Optique Double Bay. A loja é um lindo pano de fundo para óculos e produtos relacionados caracterizados por serem exclusivos e cuidadosamente elaborados. Sua proprietária Susan Verde tem a reputação de ser uma das melhores compradoras do assunto e revende grandes marcas como Tom Ford, Oliver Peoples, e Cutler e Gross.
O desafio que enfrentamos com este projeto era como conectar visualmente o espaço para os pedestres que circulam por ali. Isso se deve ao fato da loja estar elevada e recuada em relação à calçada, na base de um edifício escuro e imponente. Era uma solução que transformaria este desafio numa boa oportunidade. Para isso, nós concentramos no contrastes dos níveis de luz: uma brilhante "caixa de jóias" nos pés de um edifício escuro.
Para fazer do interior um local altamente visível, nós construímos um espaço pintado de branco sob uma luminária colorida e espelhada para criar um espaço comercial convidativo e também como um sinal de seu novo uso para os transeuntes. A luminária multi colorida faz uso do pé direito elevado e utiliza quatro luzes diferentes de reflexão, que assim como o vidro colorido, criam uma gama complexa de cores e luzes refletidas. O efeito é cativante e se refere conceitualmente ao que os óculos fazem: 'tingem', alteraram ou melhoraram a imagem. Acrescenta calor e drama para o espaço outrora branco.
A luminária é iluminada pelo que há de mais moderno em sistemas de lâmpadas LED, e durante o dia e a noite brilha de forma alaranjada para atrair a atenção de pedestres na rua e dos carros que circulam por ali. Essas fitas iluminadas são longas e estreitas (apenas 12mm) e constituem o nível básico de iluminação do espaço, complementadas por spots de luz em que focam nas diversas armações expostas. Isso cria o cenário ideal de luz, onde o produto é iluminado por spots de luz precisas, criando um forte jogo de luz e sombras enquanto o consumidor é banhado por uma suave iluminação complementar. A luminária espelhada oculta as lâmpadas e portanto, o brilho do espaço.
Nos painéis expositores em branco estão dispostos aproximadamente 350 armações. Estes sob painéis que são revestidos em couro, há espaço ára abrigar o estoque e caixas de óculos adicionais. Isso significa que nesta área de venda também é o armazenamento do estoque, transformando um espaço comercial de pouca área em algo inacreditavelmente prático e eficiente, e os consumidores não são deixados de lado.
O excelente atendimento é essencial para garantir o sucesso da loja, principalmente no ambiente competitivo do varejo de hoje em dia. Essa mensagem de bom atendimento é reforçada com:
· os equipamentos mais modernos de testes optométricos,
· uma oficina para encaixar as lentes e realizar reparos no próprio local,
· bebidas refrescantes disponíveis, incluindo champanhe para clientes especiais.
Com a sua aparência elegante e moderna, casa-se naturalmente com as marcas da Optique e faz com que seja uma loja de destino para os clientes a visitar.