-
Arquitetos: Elías Rizo Arquitectos
- Área: 341 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcos García
Descrição enviada pela equipe de projeto. A comissão para a casa Oval veio de uma jovem família com necessidades e aspirações claramente definidas. Este projeto apresentou um desafio que vem se tornando cada vez mais predominante entre os arquitetos mexicanos: construir uma casa em uma comunidade residencial fechada que frequentemente impõe arbitrariedade e restrições estéticas em todas as construções. Privacidade e eficiência espacial foram os dois conceitos norteadores do projeto. O envelope da casa necessitava de privacidade visual na porção voltada para a rua, ao passo que deveria também proporcionar porosidade o bastante para permitir a abundância de luz natural no interior da casa.
No térreo, a entrada principal se abre para um espaço que leva à sala de jantar e espaços de estar. Uma grande janela de correr se abre para um pátio posterior contemplado com um deck de concreto. A cozinha é resolvida de modo eficiente em um pequeno espaço próximo à área de jantar. No segundo pavimento estão os quartos e um espaço de convívio familiar; todos arranjados em torno de um pátio envidraçado que inunda os ambientes com luz do sol.
À primeira vista, a casa apresenta uma composição geométrica simples e legível; um olhar mais atento revela uma preocupação com os detalhes. Isto está particularmente presente no projeto de vários elementos da casa, como a cerca de metal na entrada, que consiste em faixas verticais de aço com espaçamentos diversos; o espaço que separa o volume da casa do solo e delimita as janelas das fachadas; ou na meticulosa montagem dos planos das esquadrias. Concreto, madeira e pedra participam da composição dos austeros ambientes internos.