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Arquitetos: VOX Architects
- Área: 3400 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio que os arquitetos de Nefaresearch enfrentaram, foi a reconstrução de uma fábrica de quatro andares, um edifício do século XIX, em um escritório para uma agência de publicidade. O estilo do escritório tinha que assemelhar-se a um centro de arte, ao invés de um escritório tradicional. O objetivo era criar com ironia uma rica imagem dinâmica e contemporânea utilizando a paleta de cores da marca BBDO (vermelho, branco, cinza e preto), assim como abranger e unificar todos os espaços do escritório e, ao mesmo tempo, dotá-los de zonas funcionais divisíveis. A imagem deve também contribuir para o pensamento criativo e não-padronizado.
A sugestão dos arquitetos foi definir o pavimento térreo como uma vitrine, irradiando a imagem da empresa. A entrada frontal foi projetada como um forte e pioneiro centro.
O projeto abrange todo o edifício de quatro andares. O pavimento térreo é uma área pública, onde os hóspedes e clientes são recebidos; o restante dos três andares são destinados ao trabalho da agência. A recepção na entrada organiza o fluxo de pessoas: os funcionários da empresa, que rumam para a área de trabalho; e os hóspedes e clientes que vem para uma reunião ou para um café. Este espaço é facilmente transformado e tem várias funções adicionais, tais como conduções de seminários, debates e revisões de projeto, testes de tecnologia Lab Digital. Em outras palavras, este espaço é o centro público da agência.
A estrutura vermelha no ponto dinâmico representa a recepção e o bar, como se originasse das paredes do edifício. Evoluindo no espaço, a estrutura cresce chamando a atenção para si mesma e se transformando em salas inteiras, em espaço único, ou diminuindo e desaparecendo completamente, mantendo-se apenas como um pequeno toque ou outro. Esta solução de design permitiu reconciliar a impossibilidade de transferência de divisórias e os serviços de engenharia. A estrutura vermelha poderia ser interpretada como um navegador para os visitantes. Nas áreas de trabalho toma uma forma cúbica e a pureza de sua forma inspira novas idéias para o escritório.
As áreas de trabalho são interessantes devido à sua concepção de projeto. Esta concepção foi imposta baseada um problema típico das agências de publicidade: as permanentes mudanças na estrutura da agência, alterações no número de funcionários e departamentos e suas correlações. A agência de publicidade - é um respondente às situações que cercam a constituição, e por isso o espaço de trabalho deve ser instantaneamente reconfigurável às novas condições. O espaço fechado referente ao núcleo administrativo está localizado no centro de cada andar de trabalho e implementa a função de uma sala de estudos e de conferência: dependendo da necessidade, pode ser facilmente transformado de uma função a outra. Devido a seu design, o espaço administrativo incorpora a ideia de "arquitetura de interiores". "Casas internas" organizam o dinâmico e lúdico espaço. Em torno dessas "casas", o espaço móvel do escritório é conformado ao longo das janelas, e suas seções são separadas por zonas de relaxamento. A estrutura torna possível também a reorganização descomplicada, tanto o piso quanto as áreas de trabalho sem necessidade de assistência.
A altura do pé direito no último pavimento permite criar vários mezaninos, usados para relaxamento e reclusão.