-
Fotografias:César Martín
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu a partir de um concurso de ideias organizado pela Cidade de Vitoria.
O programa contempla a criação de rampas mecânicas cobertas em Cantón de la Soledad e Cantón de San Francisco Javier.
A decisão de cobrir a rampa permite que esta nova infraestrutura seja melhor utilizada, dadas as condições extremas do inverno de Vitoria.
A cobertura será, ao mesmo tempo, complexa e simples. Complexa em sua percepção tridimensional; e simples pois é concebida a partir de peças iguais, apenas deslocadas de modo diferente.
O pórtico de aço inoxidável e vidro age de modo similar ao negativo de um filme, movimentando-se em torno de um eixo virtual.
A sensação do movimento de rotação percebida pelo usuário faz uso do próprio movimento da rampa para criar uma sequência conectada que captura o interesse dos usuários por todo o trajeto de subida, proporcionando diferentes vistas em diferentes locais do caminho.
No exterior, as fileiras de vidro que conectam diferentes posições dos pórticos criam uma figura tridimensional aparentemente complexa, embora haja apenas um tipo de pórtico e, assim, um único processo de construção racional e lógicos.