-
Arquitetos: Zigzag Architecture
- Área: 3600 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Julien Lanoo
Gêmeo Contemporâneo
No bairro a oeste de Roubaix, em uma área de patrimônio, a restauração e ampliação da academia de música contribuiu para a renovação urbana. Bem localizada, a academia promete gerar uma grande influência no território.
Até agora não muito visível, esse equipamento público exigiu um forte trabalho em seu acesso. Assim como a restauração do edifício principal e a demolição de algumas passarelas e volumes no pátio, a interface urbana também havia sido questionada. Para possibilitar a abertura do edifício em relação à cidade, a ideia era criar uma grande vitrine, mostrando a intenção desse equipamento cultural no coração da urbe.
Prestando atenção na qualidade do entorno histórico, a extensão do edifício foi o primeiro ponto de referência no tamanho do edifício atual.
Sua silhueta reproduz a geometria existente, seguindo a linha principal. Um edifício vazio que cria novas possibilidades e diferentes maneiras de ocupar o espaço.
O ponto alto do projeto, a grande altura do salão principal é a característica especial. A silhueta é visível desde longe, de noite e durante o dia. Seu espaço generoso oferece uma grande fluidez para os usuários, mantendo a antiga fachada, que agora tornou-se uma parede interior.
Três volumes, projetados no jardim principal, animam a nova fachada. Suas diferenças de espessura esboçam uma nova relação com o meio ambiente.
Símbolos da intervenção contemporânea, as três extrusões aumentam o potencial deste centro cultural. Os principais elementos do programa estão conectados diretamente à elas.